27/11/2013

Câmara entrega medalhas em comemoração aos 25 da Constituição

Foto: Laila Costa
A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) participou da sessão solene, na Câmara dos Deputados, para entrega das medalhas Assembleia Nacional Constituinte. O evento faz parte das comemorações dos 25 anos da Constituição Federal. Estas homenagens constituem um reconhecimento público ao trabalho de todos que contribuíram para a construção do texto constitucional. Na ocasião, Iracema Portella foi representando sua mãe, a ex-deputada Myriam Portela, por ter sido Constituinte.

As medalhas foram cunhadas pela Casa da Moeda do Brasil em 1988 a pedido de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte. Por causa de uma ação judicial, as medalhas não foram entregues à época e, desde então, ficaram guardadas em um cofre na Câmara dos Deputados.

“Fui representando minha mãe, ex-deputada Constituinte Myriam Portella, a primeira deputada federal pelo estado do Piauí. Essas medalhas são uma homenagem ao trabalho histórico desenvolvido por constituintes, funcionários do Congresso, jornalistas e outros profissionais que contribuíram direta ou indiretamente para os debates e a elaboração do Constituição de 1988”, declarou.

No dia 9 de outubro, ocorreu a primeira distribuição, na qual foram homenageados com medalhas de ouro a presidente da República, Dilma Rousseff; o presidente do Senado, Renan Calheiros; e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves também recebeu a medalha de ouro das mãos do vice-presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Mauro Benevides (PMDB-CE). 

Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Iracema Portella (PP-PI)

Nenhum comentário: