A passagem dos cursos do Programa “Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente” desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI/PI) por diversas cidades tem sido muito importante para as comunidades locais. Conforme a coordenadora do projeto no Piauí, Tatiana Dias, a Unidade Móvel do programa vem percorrendo diversos municípios de norte a sul do Piauí e somente no primeiro semestre deste ano já beneficiou mais de mil e duzentas pessoas.
Segundo ela, em 2013 foram realizados cursos nos municípios de Angical, Colônia do Gurgueia, Dom Inocêncio, Eliseu Martins, Flores do Piauí, Guadalupe, Inhuma, Lagoa do Piauí, Floriano, Miguel Leão, Paulistana, Piripiri e Teresina. “Essas ações são viabilizadas por meio de parcerias com prefeituras municipais, associação das primeiras damas do Piauí e indústrias como a Eletrobrás, CHESF, Ferronorte, Empresa de Correios e Telégrafos de Floriano e COOAFRUT, entre outras”, disse a coordenadora.
“Em todos os atendimentos, o que se tem observado é um elevado nível de satisfação com o programa, o que proporciona um encerramento muito festivo e até emocionante, marcado por depoimentos dos alunos e parceiros, além da confraternização com degustação de receitas do programa, confeccionadas pelos próprios participantes”, afirmou Tatiana Dias.
Para o superintendente do SESI do Piauí, Mardônio Neiva, a participação nestes cursos é muito importante, pois, além da comunidade em geral, os profissionais agentes de saúde e as merendeiras escolares poderão aprimorar seus conhecimentos no aproveitamento total dos alimentos, e assim repassar esse conhecimento no decorrer de suas atividades.
“Essas ações fazem parte de um conjunto de soluções propostas pelo SESI para a melhoria do quadro de saúde dos trabalhadores, redução do absenteísmo e aumento da competitividade da indústria piauiense”, explicou Neiva.
O Programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente tem por objetivo promover a educação alimentar com impactos positivos para a saúde e valorização da renda, por meio do aproveitamento total dos alimentos. Além de cardápios nutritivos e econômicos, os participantes adquirem conhecimentos sobre o valor nutritivo dos alimentos, armazenamento e higiene dos alimentos e aproveitamento integral, entre outros.
Ao final do curso os alunos recebem, gratuitamente, dois livros do Programa contendo receitas ilustradas passo a passo, bem como o certificado de participação.
Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário