01/08/2013

Convênio SENAI/SINDUSCON forma novos profissionais

 Quinze novos profissionais da construção civil receberam no final do mês de julho seus certificados de conclusão dos cursos de pedreiro e carpinteiro, realizados através do Convênio entre o SENAI-PI e Sindicato das Indústrias de Construção Civil -  SINDUSCON. A turma foi marcada pelo diferencial de ter sete mulheres que agora são pedreiras.
Todos começaram como serventes em uma obra da Construtora Boa Vista. A empresa procurou o SENAI por conta da parceria e abriu as inscrições para o curso, que teve a duração de seis meses. As aulas práticas eram ministradas à noite e as práticas aconteciam durante o dia.
De acordo com o diretor da Construtora Boa Vista, Francisco Reinaldo Rebelo Sampaio, a parceria existe há quase um ano e visa sistematizar a formação de mão de obra qualificada para a construção civil. "A necessidade de mão de obra no setor de construção civil é crescente. Por isso, implantamos esse convênio, que ajuda a melhorar a qualidade técnica dos nossos trabalhadores e consequentemente das nossas obras", afirma.

A diretora do Centro de Formação Profissional "Antônio José de Moraes Souza", Heline Cristina Melo de Miranda, atesta que, reconhecidamente, as mulheres estão conquistando espaço no segmento. "Os próprios empresários já buscam profissionais do sexo feminino por conta do capricho nos acabamentos, o cuidado no manuseio dos materiais e o zelo pelos detalhes", explica.
Uma das formandas que recebeu o certificado, a pedreira Rosa Maria da Silva, de 38 anos, conta que está realizando um sonho. "Eu já fazia alguns trabalhos em casa, meus vizinhos até estranhavam. Mas quando surgiu a oportunidade de trabalhar na Boa Vista quis muito trabalhar profissionalmente na construção civil. Agora, com este curso, estou realizando um sonho de atuar nesse ramo com a devida qualificação", comemora.
Atreves do Convênio SENAI/SINDUSCON, cerca de 100 trabalhadores já se qualificaram.

Ascom Fiepi

Nenhum comentário: