07/07/2013

FIEPI promove palestra em São Raimundo Nonato


Recheada de discussões produtivas e esclarecimentos de dúvidas foi assim o clima da palestra “O BNDES e as Micro e Pequenas Empresas” promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), no último dia 3, na cidade de São Raimundo Nonato, no sul do Piauí.

De acordo com o técnico da FIEPI e palestrante do evento, Paulo Meireles Melo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com as federações de indústrias esta realizando palestras em todo o país para promover uma maior aproximação com as micro, pequenas e médias empresas.  “A intenção, disse Meireles, é desmistificar a ideia de que o banco só faz financiamentos para grandes empresas, garantindo que os recursos estão ao alcance de todos os empresários”, afirmou.

“No encontro de São Raimundo Nonato, por exemplo, ficou comprovado que muitos dos participantes já possuem o Cartão BNDES, mas, além disso, existem diversos tipos de financiamento, dependendo do plano de negócios da empresa que os empresários ainda desconhecem, por siso estamos aqui para prestar esses esclarecimentos”, comentou.

“Esta palestra foi bastante proveitosa, pois, apesar de contar com o Cartão BNDES não conhecia todas as formas de sua utilização. Aqui pude conhecer a abrangência que o mesmo possui, podendo daqui pra frente utiliza-lo com mais freqüência”, disse a empresária do ramo de confecções Marineide Silva, concluindo que ali também conheceu outras formas de financiamentos do BNDES, que poderão ser essenciais para o crescimento do seu estabelecimento comercial.

Presente na palestra, o gerente do Banco do Brasil local, Luiz Marques, fez alguns esclarecimentos sobre as operações do banco. Ele explicou que além das exigências do BNDES, a empresa também deve passar pela análise do agente financeiro, que tem o papel de verificar a capacidade de pagamento da empresa e atua como um parceiro na operação.

O BNDES apresentou desembolso recorde para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) no primeiro trimestre deste ano, destinando R$ 15,1 bilhões ao segmento. O crescimento dos desembolsos para MPMEs foi de 50% em relação aos três primeiros meses do ano passado. No Piauí, após a realização das palestras houve centenas de adesões ao Cartão BNDES e um crescimento considerável de operações.

O BNDES financia Projeto de Investimento, Aquisição de Máquinas e Equipamentos, Capital de Giro, além do Cartão BNDES.


JÂNIO HOLANDA – ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário: