O deputado federal Osmar Júnior e o diretor do DNOCS, José Carvalho, acompanharam, a Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa de Aquicultores do Piauí (Coopeixe-PI).
A entidade, que já nasce com 25 associados, foi criada com a finalidade de organizar os aquicultores piauienses no sentido de estimular a produção, trabalhar o processo de custeio e comercialização do produto produzido no estado.
O professor da Universidade Federal, Agostinho Valente foi eleito presidente da Coopeixe-PI e assumiu o mandato disposto a contribuir com o desenvolvimento regional por meio de projetos sustentáveis. Segundo ele, a ideia é que a Cooperativa represente produtores dos estados do Piauí e Maranhão.
Para o deputado Osmar Júnior, a criação da Coopeixe mostra que o setor aquícola no Piauí está se fortalecendo com a ação associativa. “O Piauí possui grande potencialidade de produção de peixe, sendo necessários investimentos para estimular ainda mais a produção”. O parlamentar se comprometeu em buscar incentivos junto ao Ministério da Pesca e ao Governo do Estado para a produção de peixe no estado.
“É uma atividade econômica nova no Brasil, resultado da melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro, que com o aumento do poder aquisitivo está diversificando a sua alimentação e incluindo o peixe no cardápio”, ressalta.
O diretor do DNOCS, José Carvalho, comprometeu o apoio da instituição no fortalecimento das atividades dos psicultores do Piauí. “ A atividade de psicultura é economicamente representativa e a Cooperativa de Aquicultores vai ser importante na consolidação da atividade no Piauí”.
Fonte e foto: Élida de Sá
Nenhum comentário:
Postar um comentário