14/05/2013

Qualificação profissional é decisiva para inserção no mercado de trabalho


 Conquistar um emprego é uma preocupação da maioria dos jovens brasileiros. Por essa razão, fazer um curso profissionalizante tornou-se uma boa alternativa para quem deseja conseguir uma oportunidade profissional com ganhos iniciais de aproximadamente R$ 2 mil reais mensais.
Um estudo realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, entre os anos de 2010 e 2012, constatou que mais de 6% das pessoas com idade entre 15 e 19 anos do Brasil, frequentam cursos de educação profissional.
No Piauí a realidade não é diferente. Dados da Diretoria Regional do SENAI-PI mostram que quase 90% de alunos egressos da entidade estão empregados no mercado formal em sua área de formação. Além de conquistar uma vaga no mercado de trabalho, esses profissionais incrementaram sua renda em mais de 100%.
Ainda de acordo com o levantamento do SENAI, um ano após obterem o diploma, os trabalhadores de nível técnico aumentam sua renda em até 24%.
O diretor regional do SENAI-PI, Ewerton Negri, avalia a qualificação profissional traz boas oportunidades.  “Atualmente o ensino voltado para a indústria tornou-se uma boa opção para os jovens que desejam ingressar no competitivo mercado de trabalho”.
Anualmente, o Departamento Nacional do SENAI oferece aproximadamente 150 mil vagas em cursos técnicos. Neste ano, a instituição deve abrir mais 83 mil vagas gratuitas dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Essas informações revelam que a indústria local está cada vez mais atenta à qualificação profissional, o que proporciona possibilidades de desenvolvimento. Para reconhecer esse crescimento e o trabalho de empresários, autoridades e personalidades que atuam em favor do setor, a Federação das Indústrias do Estado do Piauí - FIEPI, entidade a qual o SENAI está ligado, concederá a Medalha do Mérito Industrial “Simplício Dias”. O evento acontecerá no próximo dia 23 de maio, na sede da Federação. 

Andréia Souza

Nenhum comentário: