Na operação específica para repressão ao transporte de carga com peso acima do limite legalmente estabelecido, 15 veículos foram fiscalizados, sendo que 07 apresentaram irregularidade quanto ao peso máximo que o pavimento pode suportar. Nestes havia 121 mil quilogramas de peso além do admitido legalmente.
Os veículos estavam transportando milho e soja para o Estado do Ceará. Todos os motoristas responsáveis pelo transporte forma orientados a procederem a retirado do peso excedente. Esta é a condição necessária para a retomada da viagem, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.
A PRF entende de suma importância esta modalidade de fiscalização para permitir a retirada de circulação de caminhões com carga excedente. Esta medida visa a, no primeiro momento, evitar acidentes provocados pelo excessivo e precoce desgaste do sistema de freios e suspensão dos veículos.
Por outro lado, representa a garantia da vida útil das rodovias, severamente reduzida quando submetida à circulação de veículos que transportam cargas acima do permitido. O excesso de peso leva a uma maior frequência das ações de manutenção e reparos, com custos adicionais para o contribuinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário