A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados designou o deputado piauiense Osmar Júnior (PC do B) para acompanhar no Rio de Janeiro nos próximos dias 14 e 15 a 11ª Rodada de Licitação de áreas para exploração de petróleo e gás natural, organizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
“A nossa idéia é acompanhar todo o trabalho, mas principalmente a licitação do Piauí, que é um momento muito esperado por todos nós, que sempre acreditamos e torcemos por esta nova frente de trabalho que contribuirá de forma decisiva com o desenvolvimento do Piauí”, diz o parlamentar.
O leilão contará com a participação confirmada de 64 empresas, sendo que 71 empresas de mais de 20 diferentes países demonstraram à ANP interesse em participar da rodada. Dentre as áreas que serão licitadas, estão 12 blocos localizados numa extensão de 3 mil km² em território piauiense, onde estudos preliminares indicam grande potencialidade para a exploração de gás natural.
“O nosso trabalho para incluir o Piauí na lista de estados a serem pesquisados pela Agência Nacional de Petróleo começou quando o camarada de partido, Haroldo Lima, era presidente da ANP.” Osmar lembra que nesta época foram feitos os primeiros contatos, e a participação do Piauí nesta rodada de licitação, acontece graças ao empenho do então governador Wellington Dias e do atual, governador Wilson Martins, que abraçaram o projeto.
“ Foi a partir daí que a ANP fez um gigantesco esforço de prospecção e identificação de áreas promissoras para a produção de petróleo e gás”. Para ele, o volume de investimentos, a geração de novos postos de trabalho, a renda dos royalties e o dinamismo que essa nova atividade pode trazer à economia piauiense, em especial ao comércio e ao setor de prestação de serviços, são muito promissores. “O nosso Piauí ganha muito”,finaliza.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário