Alunos do curso Costureiro Industrial
A parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, aumentou o interesse dos estudantes pelos programas de qualificação ofertados pela entidade industrial.
A gerente do Centro de Formação Profissional “Cândido Athayde”, Lívia Melo, afirma ter percebido o aumento na procura por informações e matrículas nos cursos. “Observamos um aumento considerável se compararmos com o ano passado. Hoje os alunos encerram os cursos e já pensam em participar de uma nova atualização. Eles já entendem que a capacitação é um diferencial na conquista de um emprego”, aponta a gerente.
O PRONATEC foi criado pelo Governo Federal, no ano de 2011, com vistas a ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
A coordenadora pedagógica do Centro de Formação, Jacilina Lima, explica que um dos diferenciais da entidade é que alguns cursos são oferecidos exclusivamente pelo SENAI-PI. “As empresas procuram nossos alunos e egressos porque conhecem a qualidade dos cursos e porque algumas ocupações como Torneiro Mecânico e Eletricista Instalador Predial são oferecidas apenas pelo SENAI”, explica Jacilina.
Em 2013, estão previstos 2,3 milhões de vagas em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos de formação inicial e continuada.
O aluno do curso de Montagem e Manutenção de Computadores, Joelmir Elias, acredita que seu currículo estará mais valorizado ao final do curso. “Soube desse curso quando servia ao Exército. Vi um cartaz com informações no quartel e fiz minha inscrição. Futuramente, espero conseguir um bom emprego”, afirma.
O professor da capacitação Eduardo Moura explica que os egressos desse curso tem bastante oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Nossos alunos poderão, por exemplo, trabalhar com variados serviços de manutenção e assistência técnica, além de poderem abrir um negócio próprio com ajuda dos conhecimentos adquiridos”, diz o professor.
O ingresso no mercado de trabalho é justamente o desejo de Eliane Silva, que frequenta o curso de Costureiro Industrial. “Ainda não trabalho e estou tendo a oportunidade de aprender muita coisa. Ao encerrar esse curso, pretendo me matricular no curso de Confeccionador de Lingerie e Moda Praia e me tornar uma profissional qualificada”, finaliza Eliane.
Em breve, a unidade do SENAI deve lançar os cursos de Estilismo, Confeccionador de Bolsas em Tecido e Confeccionador de Lingerie e Moda Praia.
Ascom Fiepi
Nenhum comentário:
Postar um comentário