20/01/2013

Empresas para coleta de lixo estão atuando em cidades após posse de novos prefeitos

Terreno dos Rodrigues no conjunto Boa Esperança, bairro Ceará, acúmulo de lixo no local tem deixado os moradores nas imediações indignados com a coisa púbica. 
Pelo menos nas cidades de Parnaíba e Ilha Grande do Piauí, empresas no ramo de limpeza estão trabalhando desde o primeiro dia que os novos prefeitos foram empossados.

A reportagem do portaldocatita.com ainda não obteve acesso ao processo licitatório que dá direito a empresa vencedora no certame ficar responsável pela manutenção no serviço de limpeza do município.

Na cidade de Ilha Grande do Piauí, por exemplo, a empresa Stil, de propriedade do sobrinho de Mão Santa, Joaz Oliveira, está fazendo a coleta de lixo do município bem como a manutenção de obras de infra-estrutura, conforme a reportagem constatou quando flagrou máquinas e funcionários da empresa prestando serviços naquela cidade.

Outro fato importante, a empresa Santos/neris, que prestava serviço na gestão do então ex-prefeito José Hamilton, continua fazendo o mesmo trabalho na administração do novo prefeito de Parnaíba, Florentino Neto.

Geralmente, uma manobra de gestores decretando que o município atravessa uma 'fase de calamidade pública', pode contratar o serviço terceirizado sem precisar abrir processo licitatório.

O fato é que as cidades em questão como Parnaíba e Ilha Grande, não sofreram nenhum tipo de tragédia da natureza, como furacão, terremoto, enchentes ou mesmo um tsunami.

A Stil foi a mesma empresa que passou 4 anos fazendo a coleta de lixo do município de Luis Correia, que atualmente, responde pelo serviço de limpeza da cidade de Ilha Grande do Piauí, além de estar cotada para prestar serviços de limpeza nas cidades de Caxingó e Bom Principio do Piauí.

O ministério público deve ficar antenado e fazer uma rigorosa fiscalização a cerca do fato.

Nenhum comentário: