1º de dezembro uma data para reflexão
Data que simboliza o dia mundial de combate ao vírus da Aids, será que estamos nos mobilizamos para combater essa doença? Sabemos que apesar das campanhas de esclarecimento e prevenção sobre a doença, os números só aumentam. Se faz necessário publicar que uma ONG como o grupo GUARÁ, que realiza várias campanhas de prevenção durante todo o ano, com datas alusivas para o movimento Homossexual, quanto a prevenção ao vírus da Aids, aproveitarmos,para chamar a atenção dos governantes para uma análise séria diante de alguns fatos, pois de nada adianta fazermos VI EGHON, onde discutimos sobre temas como a Aids e as Hepatites virais, durante três dias e que terminou com a V parada, se não tivermos o poder público também do nosso lado,já que existem recursos dentro do programa DST/AIDS, e que por força de uma burocratização infernal, esses recursos não são aplicados de uma forma correta, sendo alocados em outras ações, e com isto enfraquecendo cada vez mais os movimentos sociais.
O PAM Plano de ações e metas em DST/AIDS um política com financiamento do Governo Federal direto para Estado e os municípios, cujo objetivo é descentralizar os recursos e assim, os governos locais, juntamente com os conselhos e os movimentos sociais decidirem onde melhor aplicar esses recursos. No entanto nem sempre executam o que está escrito no papel e nem as prioridades.
No Piauí existem apenas cinco Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids, distribuídos entre os municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri. O CTA do município de Parnaíba além de atender a sua população, acolhe pessoas vindas das inúmeras cidades vizinhas, como também pessoas de outros estados como Maranhão e Ceará. Estima-se que de 150 a 200 pessoas HIV positivas fazem tratamento aqui, recebendo apoio psicológico, medicação, realizam exames, além do acompanhamento social. Será que esse acompanhamento está sendo adequado para essa parcela da população que é na sua maioria carente? Pois o CTA de Parnaíba não tem estrutura adequada para atua com SAE.
Edição: Wellington Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário