Solução inclui site subterrâneo para infraestrutura de antenas, que são fixadas nas laterais de postes de iluminação, com baixo impacto visual
A Telefônica Vivo apresenta uma solução sustentável para substituir as antenas de celular por uma infraestrutura subterrânea de baixo impacto visual. Desenvolvida pela operadora com tecnologia 100% nacional, a nova opção de antena atende à demanda de estações necessárias aos equipamentos do sistema móvel, em particular o 4G, já que utiliza os postes de iluminação pública.
Os demais equipamentos são instalados em caixas subterrâneas, garantindo a preservação e reduzindo o impacto visual, considerando que somente as antenas ficam expostas. A solução, criada internamente por engenheiros da Telefônica Vivo em parceria com uma empresa especializada na tecnologia fiberglass – plástico reforçado com fibras de vidro –, garante proteção da água e outros elementos, impedindo qualquer tipo de impacto no subsolo.
Ao utilizar os postes já existentes, a solução evita a construção de novas torres e oferece um visual mais limpo, além de consumir menos energia, fatores que conferem à iniciativa um alto nível de sustentabilidade. Com isso, abre perspectivas para a telefonia móvel, que hoje esbarra em legislações municipais restritivas para a ampliação da rede, visando melhorar a qualidade do serviço e a instalação da rede 4G.
Inovação com tecnologia 100% nacional
Um protótipo da solução está instalado na sede da operadora no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca. Há outro site subterrâneo em Araruama, na Região dos Lagos. Mais de 500 unidades serão ativadas em várias locais do País ao longo de 2013. O novo conceito com os sites subterrâneos foi bem recebido por técnicos da Prefeitura do Rio de Janeiro, que fizeram várias sugestões de melhoria o que contrbuirá para aperfeiçoar ainda mais a solução. “Estamos otimistas com relação a esta nova solução, que já é uma realidade graças à colaboração da Prefeitura do Rio de Janeiro. A proposta tem as credenciais necessárias para ser instalada em qualquer lugar do País e contribui para superar as barreiras normativas e oferecendo uma rede à altura das necessidades de qualidade”, diz Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Vivo.
O objetivo da empresa é levar o conceito de site subterrâneo para outras regiões do País ainda em outubro, começando com os governos de Brasília (DF) e São Paulo e posteriormente será apresentada a outras cidades.
Inicialmente, a solução será utilizada nos sites novos, pois há uma mudança conceitual no desenho da rede que passa de um projeto de elevada altura para sites com áreas menores de cobertura, com altura entre 12 e 18 metros. O projeto foi bem recebido pelo Ministério das Comunicações, pois permite minimizar os impactos visuais e as operadoras podem aprimorar a qualidade do serviço nas zonas densas e com maior necessidade de capacidade.
Ericsson e Huawei serão dois dos fornecedores da rede 4G
A Telefônica Vivo selecionou a Ericsson para fazer o fornecimento e implementação da rede 4G/LTE nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Para complementar a cobertura das cidades-sede da Copa das Confederações, a Vivo irá trabalhar com a Huawei para fornecer 4G em Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro. Para as demais áreas, a operadora está em fase final de definição dos parceiros.
A Ericsson instalará estações rádio base multipadrão da família 6000, que suporta as tecnologias 2G, 3G e 4G/LTE em um mesmo equipamento. O contrato prevê também a implantação da infraestrutura 4G/ LTE, além dos serviços de design e suporte da nova rede.
Rede 4G no estande
A Telefônica Vivo, em parceria com a Huawei, irá oferecer rede 4G, no estande da operadora, para degustação aos participantes da Futurecom 2012. A Vivo, também em conjunto com a Huawei, já ofereceu a mesma rede para testes durante a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável realizada em junho deste ano, pela primeira vez no Brasil em um evento de grande porte. Desta vez, a operadora terá para degustação em seu stand um modem 4G, conectado a um notebook e um Smartphone Motorola Razr HD, o primeiro aparelho do Brasil a contar com suporte à rede 4G.
A Telefônica Vivo fornecerá a conexão à internet e cuidará da operação e manutenção do serviço. A Huawei, por sua vez, instalará todos os equipamentos e sistemas de 4G, que farão o link entre o local da Conferência e os laboratórios da operadora na Barra da Tijuca, de onde sairá o sinal para conexão.
Assessoria de comunicação:
Natascha Costa – natascha.costa@telefonica.com – (81) 8255.5550
Luciana Specht – luciana.smonteiro@telefonica.com - (81) – 8178.8324
Nenhum comentário:
Postar um comentário