Veja a nota oficial emitida pela secretaria de justiça em consequência do fato
NOTA À IMPRENSA
No inicio da tarde desta terça-feira (16), os internos de 2 (dois) pavilhões da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina se amotinaram, oportunidade em que atearam fogo em colchões, agrediram companheiros de pavilhão, onde dois detentos foram mortos e dois feridos encaminhados para atendimento em unidade de saúde do município.
Os amotinados reivindicavam o excesso de prazo das prisões provisórias e a cerca dos novos procedimentos disciplinares implantados pela Secretaria da Justiça, nos moldes aplicados pelo Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN.
A administração prisional de imediato comunicou e solicitou ao juiz da comarca sua presença, vez que uma das pautas de reivindicação se dizia respeito ao excesso de prazo de prisões provisórias, que chega a 90% da massa carcerária do presídio. Tendo o juiz Marcus Klinger se comprometido a passar a atender diariamente na própria unidade penal a partir das 12 horas, objetivando agilizar a instrução processual.
A Secretaria da Justiça vai manter a metodologia disciplinar do DEPEN e embora a situação já se encontre contornada, vai transferir 53 internos para outras unidades prisionais do Estado.
Teresina, 16 de outubro de 2012
SECRETARIA ESTADUAL DE JUSTIÇA
Nenhum comentário:
Postar um comentário