31/10/2012

SESI-PI inicia sequência de oficinas nos municípios



“Isto sim é responsabilidade social”. Com estas poucas palavras o empresário Eduardo Oliveira (35), sócio-proprietário da franquia Uso Contínuo - Indústria de Confecções da cidade de Piripiri - resumiu a apresentação da palestra sobre “Descarte de Resíduos”, promovida pelo SESI durante oficina realizada na noite de terça-feira (30) na unidade do SESI local.
O evento reuniu dezenas de empresários de diversos segmentos produtivos da região. A apresentação ficou a cargo do professor e consultor Adael Juliano Schultz, do Estado de Santa Catarina. Na ocasião Juliano Schultz falou sobre a política nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a responsabilidade pós-consumo para a cadeia produtiva de praticamente todos os setores da economia e também do modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho. 
Conforme o consultor, hoje a lei é executada na esfera dos estados e municípios que começaram a legislar de forma independente sobre regras para o descarte de resíduos sólidos. “As empresas que não obedecerem estas regras poderão sofrer sanções e pagarão multas, além de não contarem com incentivos ou apoios financeiros do governo federal”, afirmou.
Sobre o modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho, Juliano disse que o mesmo é uma ferramenta que atua como um autodiagnóstico da empresa e Consultoria de investimento Social Privado, que orienta e ajuda a empresa a focar seu investimento social. “Por isso, importância das oficinas que são atividades educativas de orientação aos gestores industriais para que possam incorporar o tema sustentabilidade em sua gestão” ressaltou.
“Esses eventos, conforme explica o superintendente do SESI-PI, Mardônio Neiva, buscam reunir o segmento industrial do Piauí, bem como presidentes de sindicatos e empresários”. “O objetivo é orientar as empresas da inclusão do conceito de responsabilidade social em seus processos e ações, incorporando-se à gestão do negócio como ferramenta estratégica para a sustentabilidade”, disse Mardônio Neiva.
A Coordenação de Responsabilidade Social do Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI) estabeleceu um cronograma para realização de oficinas sobre o tema em algumas cidades do Estado. A programação iniciou em Parnaíba, no último dia 29 de outubro e prossegue até o final de novembro, respectivamente, em Picos e Teresina. “É uma ação desenvolvida para atender ao setor industrial e pode ser aplicada em micros, pequenas, médias e grandes empresas”, afirmou a coordenadora da área Kátia Luz.

Jânio Holanda – ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário: