31/08/2012

Grupo Pão de Açúcar escolhe a Vivo para preparar infraestrutura de varejo do futuro


 
·        Rede de última geração permitirá oferecer serviços aos consumidores e clientes internos, como atendimento virtual, quiosques multimídia e treinamento a distância
·        Maior rede IP do varejo permitirá conectar quase 700 locais e terá mais de 30 mil ramais de voz, incluindo a sede em São Paulo e lojas e centros de distribuição
·        Contrato marca início de nova fase no relacionamento da Telefônica|Vivo com o Grupo no modelo ‘one stop shopping’ locais, incluindo a sede em SP
 
Aprimorar cada vez mais a experiência de compra do consumidor nas lojas, através de interação digital, promover maior agilidade na comunicação e colaboração entre funcionários a longa distância, faz parte do chamado “varejo do futuro”. O que já é uma realidade dentro do Grupo Pão de Açúcar, que está implantando a maior rede IP do setor e conta com a Telefônica |Vivo como parceiro estratégico desse upgrade tecnológico para modernizar a rede corporativa da maior empresa de distribuição da América Latina, com voz e dados sobre IP.

A nova infraestrutura, que já começou a ser implementada na sede da empresa e deve ser finalizada até o final de 2013 em todas as 626 lojas de Pão de Açúcar, Extra (hiper, super e minimercado) e Assaí no Brasil, será estratégica para dar suporte a novas aplicações, como videoconferência, quiosques multimídia, treinamento a distância, aplicativos para o consumidor utilizar nas lojas através de seu celular, melhorando e simplificando sua experiência de compra. A tecnologia também permitirá que o GPA esteja na vanguarda tecnológica do setor. “Trata-se de um passo importante para que possamos oferecer o que há de mais inovador tanto para o nosso consumidor quanto para o nosso cliente interno. Queremos estar totalmente preparados para as tendências do varejo do futuro”, diz Ney Santos, CIO do Grupo Pão de Açúcar.

Outros serviços como quiosques multimídia e treinamento a distância também poderão ser oferecidos a partir da rede IP, como reuniões virtuais para promover maior colaboração e integração entre os 150 mil funcionários do Grupo, espalhados em cerca de 700 locais diferentes no País. “Além de reduzir custos com viagens, o objetivo é otimizar nossos recursos de comunicação. O aumento dos recursos de colaboração irão permitir mais agilidade na tomada de decisões”, acrescenta Santos. Possibilitar que os executivos e colaboradores tenham acesso a informações gerenciais por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets também irão garantir agilidade e produtividade.

Maior rede IP do varejo

A rede IP do Grupo Pão de Açúcar permitirá a integração de mais de 30 mil ramais de voz espalhados em quase 700 localidades, que funcionarão com a tecnologia VoIP, voz sobre IP, plataforma que é cada vez mais empregada como alternativa ao sistema tradicional de telefonia fixa. A plataforma de telefonia IP escolhida é da Cisco.

O contrato representa uma nova fase no relacionamento com o cliente, estabelecendo um modelo de parceria baseado na confiança mútua e com visão de longo prazo. “Trata-se da instalação de uma das maiores redes IP do país. A dimensão do projeto mostra quanto o cliente aposta em nossa capacidade de oferecer soluções convergentes de TI e telecom”, afirma Maurício Azevedo, diretor executivo do Segmento Corporativo da Telefônica |Vivo.

Além da infraestrutura da rede corporativa, o contrato com a Telefônica |Vivo – por meio de sua unidade especializada no mercado corporativo que atende mais de duas mil empresas na América Latina – abrange outros serviços. Entre eles, destaca-se a gestão proativa da rede corporativa, incluindo monitoramento e ações preventivas com alarmes automáticos, caso seja detectado algum problema no tráfego de voz e dados entre a matriz, escritórios e as lojas do grupo. O Segmento Corporativo da Telefônica | Vivo será responsável pelo outsourcing total da rede corporativo do Grupo, incluindo gestão proativa, plataforma de call center, sistema de tarifação e gestão de contas, manutenção e suporte com técnicos no site do cliente e toda a plataforma de voz e dados.

Sobre a Telefônica | Vivo

A Telefônica |Vivo é a maior empresa de telecomunicações do País, com mais de 90,9  milhões de acessos, sendo 76,1 milhões apenas na operação móvel, na qual detém o maior market share do segmento (29,71%) em âmbito nacional. A Telefônica | Vivo atua na prestação de serviços de telefonia fixa no Estado de São Paulo e telefonia móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente (voz fixa e móvel, banda larga fixa e móvel, ultra banda larga (over fiber), TV, dados e  TI). A empresa está presente em mais de 3,7 mil cidades, mais de 2,8 mil delas com acesso à rede 3G – mais do que o total dos municípios atendidos pelas demais operadoras.
O Brasil, onde atua desde 1998, é a maior operação mundial da Telefônica em número de clientes e empregados diretos (cerca de 100 mil). As principais empresas são Telefônica Brasil (Telefônica | Vivo), Atento (call center) e Terra (provedor e portal de internet). O Grupo Telefonica é um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 25 países, 312 milhões de acessos, 287 mil empregados e receitas de 62,8 bilhões de euros (2011). Os investimentos previstos para o Brasil no período 2011-2014 totalizam R$ 24,3 bilhões.

Grupo Pão de Açúcar
Pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar é a maior empresa de distribuição da América Latina. Para garantir a atuação no mercado e atender às necessidades e expectativas dos consumidores brasileiros, o Grupo mantém uma estrutura multiformato com mais de 1.800 lojas operando sob diferentes modelos de negócio, a saber: supermercados (Pão de Açúcar, Extra), hipermercados (Extra), lojas de proximidade (Minimercado Extra), lojas de bens duráveis (Ponto Frio, Casas Bahia) e cash&carry (Assaí Atacadista). A companhia também atua no comércio eletrônico nas áreas de alimentos, com o www.paodeacucar.com.br, e não alimentos, com a Nova Pontocom, empresa que possui em seu portfólio as operações online de três grandes marcas do varejo de eletroeletrônicos: Casasbahia.com.brExtra.com.brPontofrio.com.br e Ponto Frio Atacado. O Grupo ainda mantém operações nos segmentos de postos de combustíveis e drogarias. Somados todos os seus negócios, o GPA ocupa a posição de maior empregador privado do País, com cerca de 150 mil colaboradores.  Atuando exclusivamente no Brasil, a Companhia soma mais de 2,8 milhões de m² de área de vendas distribuídos por 19 estados e Distrito Federal. O Grupo Pão de Açúcar tem ações listadas na Bovespa desde outubro de 1995 e na Bolsa de Nova York (ADR nível III), desde maio de 1997. Em 2011o Grupo Pão de Açúcar registrou faturamento de R$ 52,6 milhões, valor 45% superior ao verificado em 2010.

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento.
Segue contato da assessoria de comunicação do Pão de Açúcar.

Grupo Pão de Açúcar – Relacionamento com Imprensa
Tel: 11 3886-0926/ 0465
Twitter: @ImprensaGPA

Natascha Corrêa Alves da Costa  
Diretoria de Comunicação Corporativa Gerência de Canais Regionais L*CR

Nenhum comentário: