O Promotor de Justiça, Antenor Filgueiras, usou de sua palavra para falar sobre a necessidade de instalação de um IML – Instituto de Medicina Legal, na cidade de Parnaíba.
Na manhã desta terça-feira, dia 05 de junho, a Câmara Municipal de Parnaíba realizou Audiência Pública com o objetivo de discutir e encontrar soluções para a atual situação da saúde pública oferecida pelo Município e Estado em Parnaíba.
A realização desta audiência foi resultado de um requerimento do vereador Fernando Gomes solicitando o acontecimento desta ação, bem como, de diversas outras matérias discutidas e aprovadas pelos vereadores parnaibano, buscando melhorar a qualidade da saúde nesta cidade.
Na ocasião, além de legisladores, estiveram presentes diversos representantes dos hospitais público, e particulares que atuam de forma pactuada com os poderes públicos, e ainda, o representante do Sindicato dos Médicos de Parnaíba, José Osvaldo dos Santos, o presidente do Sindicato de Enfermagem de Parnaíba, João Sérgio, o Coordenador Regional de Saúde, Carlos Vinícius, a representante dos Agentes Comunitários de Saúde do Município, Silvana da Silva Lira, o Promotor de Justiça, Antenor Filgueiras, e a Secretária Municipal de Saúde, Ivanete Beltrão.
No decorrer dos trabalhos, os presentes expuseram dados e informações sobre a saúde pública em Parnaíba, e também apresentaram os avanços e as problemáticas ainda enfrentadas pelos profissionais da área e pela sociedade.
O Presidente do Sindicato dos Médicos de Parnaíba, José Osvaldo dos Santos, fez uma breve explanação sobre as péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos médicos no dia-a-dia. Segundo ele, “é inviável qualquer profissional da área trabalhar em condições indignas, e que possam comprometer a saúde da população”.
Em seguida, a secretária Ivanete Beltrão, apresentou os avanços e ações promovidas pelo Poder Executivo na área da saúde. A secretária destacou o aprimoramento dos serviços de Urgência e Emergência com a implantação do Pronto Socorro Municipal e SAMU, que no ano de 2011 protocolou 7.025 atendimentos e ocorrências.
- O Poder Executivo está ciente dos problemas enfrentados pelos profissionais da saúde que atuam no município, e tem buscado tomar as devidas providências legais para sanar essa problemática. Exemplo desde esforço é a implantação de diversos programas federais, a instalação do CAPS-AD, do Centro de Especialidades em Saúde, e a aprovação do Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais da Saúde – explicou a Secretária.
A representante dos Agentes Comunitários de Saúde do Município, Silvana da Silva Lira destacou como solução para o congestionamento do HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arco Verde, uma planejamento estratégico da gestão municipal junto aos PSF´s, onde o paciente primeiramente seria encaminhado por uma agente de saúde a um posto, é caso seja necessário, o paciente seria direcionado para o atendimento devido em um hospital.
- Infelizmente a Atenção Básica no município de Parnaíba não está funcionando qualitativamente, pois falta uma comunicação com as demais redes de saúde. E ainda, atualmente, estão faltando enfermeiros nas Unidades de Saúde, e 10 bairros estão descobertos pelos agentes comunitários, pois existe uma carência na quantidade estes profissionais – justificou Silvana.
Outra problemática apresentada durante a audiência pública desta terça-feira refere-se aos hospitais particulares que atuam de forma pactuada com o município, e que não atendem durante o final de semana, e no início da noite fecham as portas, impossibilitando o atendimento ao público.
Os representantes dos prestadores de serviços, explicaram que não atendem em caráter de urgência e emergência, pois faltam profissionais com disponibilidade para trabalhar em horários alternativos.
IML
O Promotor de Justiça, Antenor Filgueiras, usou de sua palavra para falar sobre a necessidade de instalação de um IML – Instituto de Medicina Legal, na cidade de Parnaíba.
- O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é obrigado a receber os corpos, e isso vem acontecendo de maneira precária, pois o necrotério do HEDA fica muito próximo das enfermarias e lavanderia do hospital, facilitando a contaminação dos pacientes – explicou o promotor.
Antenor ainda destacou a carência de mais médicos legistas na cidade. Atualmente, Parnaíba, dispõe de apenas uma profissional que atende nesta área.
O promotor comunicou aos presentes que foi impetrada uma ação contra o Governo do Estado para fosse feita dada agilidade na implantação do IML, mas o Estado recorreu.
- Só vamos conseguir o IML para Parnaíba quando a comunidade, profissionais da saúde e autoridade unirem-se para reivindicar, por meio de manifestações, a implantação do instituto em nossa cidade – finalizou Antenor Filgueiras.
A enfermeira chefe do HEDA, Adênia Vasconcelos, em seu discurso, lamentou a situação da falta de uma IML em Parnaíba, e confirmou que o hospital tem oferecido seu necrotério para a Secretária de Saúde recepcionar os corpos.
Ao final da Audiência Pública, a Câmara de Parnaíba propôs que fosse elaborado um relatório com as reivindicações dos presentes, para que em seguida seja encaminhada correspondência aos órgãos competentes, com propósito de receber resultados positivos.
SESSÃO 05-06-2012
A Câmara Municipal de Parnaíba realizou sessão ordinária na noite desta terça-feira, dia 5 de junho, quando foi discutido e aprovado o Requerimento 067 /2012, de autoria do vereador Gustavo Lima.
A matéria solicita junto ao Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Mario Augusto, a realização de um estudo técnico sobre a viabilidade de instalação de taxões ou lombadas eletrônicas, no trecho em frente ao Bairro Catanduvas.
- Os veículos percorrem este trecho em alta velocidade, tornando perigosa a vida das pessoas que moram na localidade, e que precisam se locomover de um lado para outro da via. A medida tem como objetivo diminuir a velocidade dos veículos que transitam naquele trecho da BR – Explicou o Gustavo Lima.
O vereador também solicitou através do Requerimento 068/2012, ao Poder Executivo de Parnaíba a reimplantação da sinalização horizontal no Balão do Mirante, a qual se encontra praticamente apagada, ocasionando uma série de acidentes naquele local.
Dando continuidade aos trabalhos desta noite de terça-feira, o Legislativo Parnaibano foi favorável ao Requerimento 069/2012, do vereador Beto Teles, que pede à Prefeitura Municipal, a troca das manilhas do esgoto situado na Rua Maestro Almir Araújo, entre a Rua Sergipe e o Muro da AABB, no Bairro do Carmo.
- A danificação destas manilhas ocasionou no afundamento do calçamento próximo à Igreja Nossa Senhora do Carmo. Neste mês acontecerão os festejos na igreja, e por este motivo se faz necessária à realização destes serviços aqui solicitados – falou Beto.
O vereador João Câncio Neto apresentou dois projetos de decreto legislativo garantindo a entrega da Medalha do Mérito Legislativo a Raimundo Nonato Galeno e Gerson Linhares Pereira.
- Os homenageados apresentam deficiências físicas e mesmo assim, em um ato de demonstração de força de vontade e determinação, viajaram de Parnaíba a Sobral, no Ceará, de bicicleta, percorrendo mais de 500 km, somando a ida, e o retorno à Parnaíba – explicou Neto.
Ascom CMP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário