18/05/2012

Sistema FIEPI promove lançamento do edital 2012 do PDA


Presidentes de sindicatos patronais da indústria ligados à Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI)) conheceram, nesta sexta-feira (18), durante almoço na instituição, o “menu de projetos” do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

A apresentação das propostas foi feita por Daniela Lucik, executiva de Desenvolvimento Associativa da CNI. Segundo ela o objetivo é sensibilizar os sindicatos para a necessidade de participarem e realizarem as ações, além de consultá-los sobre a prioridade de cada projeto, de forma a auxiliar a FIEPI a elaborar seu plano de trabalho.

As propostas do PDA disponíveis para o período de 2012/2013, apresentadas estão divididas nos eixos Mobilização das Empresas e Desenvolvimento de Sindicatos. Dentro dessas temáticas, cada representante de sindicato recebeu um folder descrevendo os projetos apresentados pela CNI e um formulário para, após a apresentação, indicarem os projetos que desejam participar, de forma a auxiliar a Federação a formular sua proposta de plano de trabalho.
 O PDA é executado por meio de editais lançados anualmente, que descrevem os projetos a serem oferecidos, os recursos envolvidos e as regras de gestão dos convênios. Cada edital apresenta às federações um “menu de projetos”, as quais, a partir de consulta aos sindicatos, escolhem aqueles que desejam executar.

Para o vice-presidente da FIEPI, Félix Raposo, somente somando forças e atuando de forma unida, sindicatos e indústrias serão capazes de conquistar melhorias no ambiente de negócios, multiplicando resultados. “A capacitação dos sindicatos é de suma importância para os segmentos industriais que representam”.

Francisco Marques de Melo, presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Teresina, Sindvest, falou da importância da organização dos sindicatos para a competitividade das empresas, lembrando que “com esse trabalho e a dedicação de todos vamos ter uma indústria mais competitiva e forte”.

A gestora do PDA na FIEPI, Luciana Freitas considera que esse é uma ação que visa intensamente o fortalecimento dos sindicatos, bem como incentivar seus associados a elaborarem projetos de promoção associativa junto às indústrias.

O programa visa ampliar a representatividade e a sustentabilidade dos sindicatos, para que reúnam e liderem as indústrias representadas na defesa de interesses do setor.

JÂNIO HOLANDA – ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário: