21/05/2012

CIDADANIA

Tive o prazer de conhecer e de está participando, mesmo de forma indireta, do Centro Equoterapico de Parnaíba, que fica situado no Batalhão da Policia Militar, esse projeto é coordenado pela Capitã Iris de Oliveira Nunes de França e Freitas, ,na qual faz um trabalho incansável pela melhoria da qualidade de vida de crianças especiais. A estrutura do centro é composta de 04 profissionais de saúde, como: Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional  e mais 10 efetivos da própria policia militar.
Hoje no Centro Equoterapico de Parnaíba participam 24 crianças, divididos em dois dias da semana, funciona  segunda e quarta-feira, das 07 às 09 hrs.


Atualmente, esse projeto possui algumas deficiências, a falta de efetivos da policia militar treinado para esse fim e a brinquedoteca para as crianças, com profissionais de psicopedagogia  para ser um espaço de maior socialização enquanto não começam suas atividades a cavalo e são as principais deficiências, mais generalizando e um espaço muito agradável e sem duvidas de acordo com a pesquisa cientifica um mecanismo de resultado satisfatório para essas crianças.
O cavalo hoje é grande destaque como instrumento de reabilitação e educação. Este se transforma em um personagem na vida da criança, do praticante, passando então a ser um ponto de contato sedutor com o mundo que o rodeia. A equoterapia não consiste apenas em exercícios de estimulação neuromuscular, visto tratar-se de um método terapêutico que envolve o ser humano por completo. Paciente e cavalo participam ativos dos exercícios. E a equipe formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, instrutores de equitação, são fundamentais para conduzir e levar a bom termo a terapia ao longo do tempo.


Fonte: Levindo José Carneiro

Nenhum comentário: