05/03/2012

SAÚDE

Lula é internado devido a uma infecção pulmonar

Folha de S.Paulo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a ser internado na tarde de ontem, devido a uma pneumonia.
Lula, que luta contra câncer de laringe, foi levado ao hospital no início da tarde, com quadro de febre baixa.
"Pneumonia é o nome genérico que se dá a uma infecção pulmonar. Mas a dele é muito, muito leve. Uma reação rotineira ao tratamento que Lula passou, que é pesado, deixa o paciente debilitado e com dificuldade de alimentação", explicou o oncologista Artur Katz, que integra a equipe médica que atende o ex-presidente.
Lula está sendo medicado com antibióticos, por via intravenosa.
Diagnosticado em outubro do ano passado, o câncer de Lula foi tratado com sessões de quimioterapia e radioterapia, que acabaram debilitando o ex-presidente.
Lula chegou a ser sentir fraqueza e dificuldades para se alimentar, o que levou o ex-presidente a adotar uma dieta de comidas pastosas.
A batalha contra o tumor não impediu a atuação política de Lula nos bastidores. Desde o início do tratamento, ele manteve conversas regulares com seus principais aliados e interlocutores.
Na semana passada, por exemplo, Lula se encontrou com sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff. Os dois ficaram juntos por mais de três horas. Na foto da reunião, divulgada pela assessoria do ex-presidente, Lula apareceu mais magro.
Bem disposto
Embora não haja previsão de alta, Katz afirma que o presidente voltará "brevemente" à sua casa, em São Bernardo do Campo, no ABC. "Ele está bem disposto. Comentou o resultado do jogo do Corinthians", contou Katz. Time do coração de Lula, o alvinegro perdeu ontem para o Santos.

Nenhum comentário: