Há mais de quatro anos sendo desenvolvido no estado do Piaui, o EBEP – Educação Básica articulada com a Educação Profissional – já beneficiou mais de 150 alunos somente em Parnaiba. A iniciativa é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), dispondo de aulas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA de 5ª a 8ª série), simultâneo às aulas do curso técnico em Informática Básica com certificação em Operador de Microcomputador (na Modalidade Aprendizagem). O curso é realizado no Centro de Formação Profissional Jose de Moraes Correia, localizado na Av. Capitão Claro, 199, no centro da cidade.
A finalidade da proposta de articulação entre as duas instituições é poder proporcionar educação de qualidade e uma formação integral desses jovens, garante o Diretor Regional do SENAI e Superintendente do SESI-PI, Ewerton Negri. “Esta é uma ação de desenvolvimento pessoal e profissional permitindo que o jovem vá para o mercado de trabalho mais preparado e com uma formação de qualidade”, pontificou.
Em Teresina o EBEP teve inicio em 2010 com três turmas que funcionam em parceria com o Projeto VIRAVIDA, ministradas na Unidade Operacional Integrada Jair Meneguelli, localizada na Av. Henry Wall de Carvalho, no Distrito Industrial. As aulas da área profissional oferecidas pelo SENAI são de Auxiliar Administrativo e Costureiro.
Segundo a supervisora do projeto EBEP-PI, Fracione Saraiva, para o ingresso no projeto é necessário o aluno ter entre 14 e 22 anos e a disponibilidade nos dois turnos. Ela ressalta que as vagas não são destinadas exclusivamente para filhos de industriários, podendo atender também a comunidade. A 6ª turma iniciará no próximo dia 12 de março, com 30 alunos.
Outra informação repassada pela coordenação de educação é sobre a conclusão da ultima turma de alunos do EBEP. “ Estamos concluindo mais uma etapa com a formação da 5ª turma dos alunos do EBEP no mês de julho e orgulhosos porque nossos alunos obtiveram, recentemente, aprovação no Centro de Estadual de Educação Profissional Ministro Petrônio Portela (CEEP)”, afirmou Francione.
Monikarine
Edson Almeida

Nenhum comentário:
Postar um comentário