12/02/2012

SEU BAIRRO

Bairro Cantagalo e a Vila Santa Clara margeiam o rio Igaraçu, nem mesmo a sua proximidade com a área central da cidade permitiu que o Poder Público olhasse a estas comunidades com o zelo e respeito devidos.
O descaso com as famílias que ali residem se verifica de início pela estrada de acesso, sem pavimentação e o que é pior, sem manutenção. Buracos são a marca registrada desta administração.
 Estrada esburacada e tomada pelo mato
A rede de energia elétrica e de abastecimento de água chegou às casas pelo próprio esforço financeiro dos moradores, como registra a Sra. Solange Souza, líder comunitária da Pastoral da Criança: “só temos água e luz porque a família do meu esposo pagou”.
Solange, líder da Pastoral da Criança, faz relato das dificuldades...
O vereador Fernando Gomes (PCdoB) em visita a estas comunidades, comprovou todo o desrespeito à condição humana. Ouviu mais uma vez as reivindicações dos moradores: melhoria do sistema de fornecimento de energia elétrica, recuperação da estrada, iluminação pública, coleta de lixo e abastecimento d’água.
Desde o ano de 2010, que o vereador se manifesta acerca destas reivindicações, sem conseguir encaminhá-las concretamente. “Os problemas se multiplicam nas comunidades em razão da ausência do Poder Público”, disse o vereador.
 Postes foram colocados pelos moradores, falta iluminação pública...  
Nas duas comunidades não há coleta de lixo e as pessoas queimam-no à céu aberto, mesmo sabendo dos riscos que causam à saúde, especialmente às crianças e idosos que têm problemas respiratórios. “O carro do lixo não entra aqui. Sem luz nos postes, ficamos no risco dos bandidos, outro dia uma mulher foi estuprada aqui”, disse Dona Eulália, Presidente da Associação de Moradores.
Sem coleta, lixo é jogado na estrada e queimado

Na Vila Santa Clara, o quadro ainda é pior, sem água para beber, consomem o líquido “in natura” direto do rio. É freqüente o registro de doenças intestinais e de pele, provavelmente causadas pela água poluída.
Fernando Gomes, assumiu mais uma vez, o compromisso de levar o pleito às autoridades competentes. Já manteve contato com a Eletrobrás que está adotando providências para implantar um transformador visando estabilizar a energia.
A água consumida vem do rio Igaraçu

Faz parte também da sua solicitação à concessionária de energia, o pedido de ampliação da rede com implantação de 5 postes para atender cerca de 10 famílias da Vila Santa Clara. “Quanto a recuperação da iluminação pública e da estrada, vou requerer ao Poder Público municipal, através dos seus setores responsáveis”, assumiu o vereador.

Ascom - Marco Ayres

Nenhum comentário: