07/02/2012

PESQUISA

Bebê mais gordo ao comer na colher

Agências                                                Imagem reprodução                            
Uma pesquisa britânica indica que o bebê que escolhe sua própria comida com as mãos tem menos chance de virar uma criança obesa do que aquele que recebe papinha de colher da mãe.
O estudo foi realizado na Universidade de Nottingham, Reino Unido, com 155 crianças entre vinte meses e seis anos e meio de idade.
O bebê tinha uma escolha de alimentos na sua frente e pegava o que queria comer. Isso costuma ocorrer aos seis meses de idade. A princípio, ele só lambe a comida, antes de decidir por mastigá-la.
Os outros 63 bebês não tinham escolha. Era a mãe que enfiava a comida pastosa, as papinhas de vários tipos de alimento, nas suas bocas, com colher, o método do "olha o aviãozinho".
Os bebês que se alimentavam sozinhos comiam mais carboidratos e alimentos saudáveis que os que recebiam comida de colher.
Eles também gostavam mais de proteínas e de alimentos integrais do que as crianças que comiam papinha amassada.
Já a turma da colher curtia mais alimentos doces --apesar de as mães oferecerem a eles mais opções de alimentos como carboidratos, frutas, vegetais e proteínas do que a turma que pegava a comida sozinha.
Não deu outra: a turma da colher teve maior índice de crianças obesas do que a que pegava a comida com as próprias mãos.

Nenhum comentário: