12/02/2012

INSS

Garanta o tempo especial na previdência

Juliano Moreira
do Agora
O trabalhador que exerce atividade prejudicial à saúde deve conferir, na agência da Previdência, se o INSS está reconhecendo corretamente os períodos trabalhados em atividades especiais e se há falhas nos registros enviados pela empresa.
Para se programar e garantir o tempo especial na aposentadoria, é preciso pedir o CNIS (cadastro de informações) e verificar os dados.
O advogado Guilherme Portanova, do site Assessor Previdenciario, diz que nem sempre a empresa fornece os dados certos ao INSS, pois paga mais imposto se reconhece os riscos em seu ambiente de trabalho.

Justiça pode antecipar a contagem especial

Juliano Moreira
do Agora
Antecipar na Justiça o reconhecimento do tempo especial trabalhado pode ser uma solução para o segurado do INSS que pretende evitar problemas na hora de pedir a aposentadoria.
"O ideal seria que todos os segurados que tivessem empecilhos em seu tempo de serviço procurassem a Justiça com, no mínimo, cinco anos de antecedência da data em que pretendem se aposentar", afirma o advogado Guilherme Portanova.
De acordo com ele, discutir o quanto antes os períodos não reconhecidos pelo INSS evita que o segurado fique até sete anos buscando os seus direitos.
Para conseguir o tempo especial, o segurado deve entrar com uma "ação declaratória" na Juizado Especial Federal, que irá garantir, no futuro, a sua "condição especial" no posto.

Nenhum comentário: