03/01/2012

TENSÃO:

Irã testa míssil que ameaça frota norte-americana

Agências                 Imagem ilustrativa
O Irã realizou ontem pelo segundo dia consecutivo lançamentos de mísseis de cruzeiro durante um exercício naval que simula o fechamento do estreito de Hormuz --por onde passa cerca de um sexto da produção de petróleo mundial.
O míssil Ghader (capaz, em farsi) foi desenvolvido com o objetivo de atacar navios de guerra e proteger o litoral do país. Duas unidades foram disparadas ontem da costa iraniana em um teste.
A demonstração de força ocorre em meio à crescente tensão entre Teerã e as potências ocidentais. Na semana passada, o Irã ameaçou fechar o estreito de Hormuz caso a União Europeia suspenda a compra de petróleo iraniano no bloco.
Washington afirmou na ocasião que não toleraria a perturbação do tráfego marítimo na região do estreito.
A arma é uma versão melhorada de um modelo anterior que tinha alcance máximo de 200 quilômetros.
Segundo Teerã, o míssil teve potência e alcance melhorados, além de receber sistemas novos de comunicação por satélite e uma tecnologia que o tornaria invisível a radares inimigos.
Em tese, com o alcance aumentado, o Ghader poderia atingir navios americanos na base do Bahrein.
Repercussão
"Lamentamos este mau sinal dirigido à comunidade internacional com os recentes testes de mísseis do Irã", afirmou Bernard Valerto, porta-voz da chancelaria francesa. Já Israel não descarta atacar instalações nucleares do Irã por temer o desenvolvimento no país de um arsenal atômico. Teerã afirma que seu programa nuclear é pacífico.

Nenhum comentário: