29/12/2011

PROJETOS

Tartarugas do Delta e Ciranda da Cidadania direcionam jovens no cuidado com o ‘Meu Ambiente’

Como forma de finalizar as ações do ano de 2011 da Comissão Ilha Ativa - CIA os projetos Tartaruga do Delta e Ciranda da Cidadania se uniram para estimular a participação efetiva de crianças e adolescentes das comunidades Pedra do Sal e Ilha Grande com atividades lúdicas educativas com a contribuição da Associação de Moradores e Pescadores da Pedra do Sal, Associação de Catadores de Marisco, de colaboradores e parceiros.
Na Praia de Pedra do Sal se uniram 60 crianças e adolescentes das duas comunidades para atividades de lazer e esportivas.
“Em seguida fizemos com eles uma atividade de percepção dos quatro elementos da natureza: água, ar, fogo e terra, onde de olhos fechados puderam se aproximar e compartilhar energias. Sensibilizados da importância dessa natureza foi realizada caminhada ecológica com faixas que falavam da proteção e do cuidado com o ‘Meu Ambiente’, além de músicas cantadas por todos”, revelou a coordenadora pedagógica do Tartarugas do Delta, Francinalda Rocha.
A continuidade das ações se deu na Escola Municipal João Silva com oficina de contação de história e realização de jogos educativos como a ‘Trilha Andando no Rastro da Tartaruga do Delta’ material produzido pelo projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Para finalizar o momento foi realizado almoço e entregue presentes a todas as crianças e adolescentes destas comunidades.
“Vale ressaltar que esses presentes só foram possíveis serem distribuídos graças à colaboração de sócios, amigo e amigas, além de parceiros da CIA. A eles todos o nosso agradecimento. Esperamos poder contar com voluntários e parceiros no desenvolvimento desses projetos no ano de 2012”, afirmou Francinalda Rocha que também é a presidente da Comissão Ilha Ativa.
Ccom - Tartarugas do Delta.

2 - Projeto Tartarugas do Delta traça metas para 2012 com educadores de Luís Correia e Ilha Grande.
Os educadores de Luís Correia e Ilha Grande compartilham vivências do dia-a-dia da escola, em encontro realizado neste mês de dezembro na cidade luiscorreiense, como forma de contribuir e incentivar ações educativas para o ano de 2012 no litoral do Piauí.
“Nos encontros sem qualquer formalidade para realizar reflexões da práxis escolar. Foi apresentada a autobiografia dos participantes com o objetivo da integração e aproximação. Em seguida fomos conhecer o que foi realizado nas escolas por meio de portfólios elaborados pelos educadores com as atividades que foram realizadas em suas escolas, bem como visualizando os trabalhos dos educandos”, explicou a coordenadora Pedagógica do Tartarugas do Delta, Francinalda Rocha.
Durante a confraternização foi realizada a entrega dos certificados aos participantes das oficinas para formação de multiplicadores em Educação Ambiental realizado pelo projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, durante o ano de 2011.
“Aqui foi possível identificar dos facilitadores de Educação Ambiental do Projeto Tartaruga do Delta suas práticas e o aprendizado adquirido. Os educadores foram além do que esperávamos, todos estão de parabéns pelo envolvimento e pela continuidade desse trabalho. O cuidado com a natureza depende de cada um de nós”, finalizou Francinalda Rocha.


Ascom

Nenhum comentário: