14/12/2011

CBF divulga ranking de times equiparando a títulos

Folha de São Paulo 
Até o site do Palmeiras comemorou. Após mais um ano sem conquistas, o time subiu de sétimo para o segundo lugar no novo ranking de clubes da CBF, divulgado ontem.
Mas, não fosse uma falha da própria entidade, a festa poderia ter sido ainda maior.
Pela primeira vez, a confederação atualizou a lista que sai ao final de cada temporada equiparando os títulos nacionais entre 1959 e 1970 ao de Campeonato Brasileiro.
A unificação, com direito a lobby de Pelé e João Havelange (presidente de honra da Fifa e mandatário da CBF no período), foi chancelada em dezembro do ano passado.
Porém, o "primeiro octocampeão brasileiro", como a página oficial alviverde ostenta com destaque, só teve três dos quatro troféus daquela época reconhecidos na relação.
E a liderança do ranking --utilizado para definir dez dos 64 participantes da Copa do Brasil, por exemplo-- terminou ficando com o Santos, hexa na era pré-1971.



LISTA AJUDA A SALVAR GRANDES E FICA MAIS IMPORTANTE
O ranking da CBF define a quantidade de vagas por Estado em torneios da entidade, como a Copa do Brasil, na qual é critério para a entrada de dez dos 64 times. Nono no Paulista-2007, o Corinthians só participou graças à ralação, que, a partir de 2013, credenciará uma equipe às oitavas de final, quando forem cinco brasileiros à Libertadores.
Editoria de Arte/Folhapress
O ranking completo, inclusive com o esquecimento de 67 documentado, está aqui

Nenhum comentário: