Uma parte da praça da Graça, virou canteiro de obras. Operários da construtora Marruás, responsável pela reforma, estão removendo as pedras do piso antigo e, naturalmente, devem trocar por novas. Acredita-se, que o prazo para o término da reforma está marcado para o período eleitoral, por que para o Natal, nem com milagre dos céus, em virtude da pouca quantidade de operários no local e da grandeza da citada obra.
A praça da Graça já foi alvo, no final da década de 70, para os anos 80, de uma reforma não acabada, resultando até em morte, depois que os estudantes da União Caixeiral, Colégio Estadual e de outros estabelecimentos de ensino, reuniram-se, e destruíram todos os compensados que cercavam a praça, em decorrência da não conclusão da obra.
A prefeitura, na época, administrada pelo prefeito Batista Silva, mandou destruir a praça mais bela e natural do Piauí, para construir no local outra praça, totalmente diferente da anterior, só que o projeto não foi adiante, causando uma revolta social. A polícia militar, aquartelada no Batalhão Major Osmar, foi acionada porque o regime político do pais pertencia a ditadura militar, e o que mandava naquela época, era a força policial -(Opressão).
Mas a revolta social fez da classe estudantil de Parnaíba, "Heróis e Guardiões da Cidade", pois desafiaram as armas e o poder, vencendo uma batalha somente com os punhos e gritos de revolta. "Ainda criança, lembro claramente daquela noite"! Da praça, os estudantes seguiram adiante e atravessaram a ponte, onde foram parar na casa do então prefeito, que residia naquela ilha, e foram confrontados pela guarda municipal e policial, e sangue foi derramado, o Rio Igaraçu virou opção para muitas fugas do confronto . Semanas depois, a reforma da praça seguia seu curso normal, de tantos tempos parada.
Tudo isso, graças a classe estudantil, os Heróis da Época!
A PRAÇA DA GRAÇA - JÁ FOI BELA
Foto antiga da Praça da Graça em Parnaíba
Acervo de Helder Fontenele
Memórias da época do estudante, que hoje é o Editor do PC.
Como podem ver, desde criança lutamos pelo bem estar da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário