Tribunal Regional Eleitoral ainda vai julgar este ano 56 prefeitos piauienses
Até agora, o Tribunal Eleitoral cassou o mandato de 52 prefeitos eleitos em 2008 e realizou 21 eleições suplementares.
Desembargador Raimundo Eufrásio do TRE - (Imagem WEB)
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) decidiu realizar quatro sessões por semana para cumprir os prazos para julgamento de 56 prefeitos ainda que restam ter os mandatos apreciados pela corte eleitoral. Os membros da corte farão um esforço concentrado para julgar todos os mandatos restantes das eleições de 2008. Um dos objetivos do TRE é evitar que haja eleições indiretas no Piauí. Por isso, os processos têm de ser julgados até dezembro.
O TRE realiza duas sessões ordinárias por semana - às segundas e terças-feiras. A proposta de dobrar o número de sessões semanais foi colocada em votação na sessão de ontem pelo presidente do órgão, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, e foi aprovada por unanimidade. A proposta é de se realizar quatro, ao invés de duas. No entanto, a sugestão é que fossem realizadas duas sessões na segunda-feira e outras duas na terça, até dezembro, para limpar a pauta de julgamentos.
O mandato do desembargador Raimundo Eufrásio a frente do Tribunal Eleitoral vai até o dia 19 de dezembro, mas ele tem prazo de julgamento dos processos remanescentes das eleições de 2008, até o dia 15 do próximo mês. Caso as ações não sejam julgadas até tal prazo, e os prefeitos sejam cassados posteriormente, as eleições passam a ser indiretas, situação em que somente os vereadores votam, ao invés de serem suplementares diretas, com toda a população partiicipando do processo de escolha do novo gestor.
Até agora, o Tribunal Eleitoral cassou o mandato de 52 prefeitos eleitos em 2008 e realizou 21 eleições suplementares. Em todos os casos, as cassações dos prefeitos se deram por denúncias de corrupção eleitoral como compra de votos, abuso de poder econômico e abuso de poder político. Duas novas eleições suplementares serão realizadas ainda este mês - no dia 13 no município de Caracol e dia 20 no município de Prata do Piauí. A última eleição suplementar foi realizada domingo, em Alagoinha do Piauí. Fonte: Diário do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário