10/11/2011

GRANA

Reajuste maior para aposentados avança

Luciano Bottini Filho, enviado especial
do Agora



Brasília - O relator-geral do Orçamento de 2012, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que incluirá no seu relatório, que deve ser apresentado e votado hoje na Comissão Mista do Orçamento, a possibilidade de aumento maior que a inflação no ano que vem para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo (R$ 545).
O índice de reajuste, segundo Chinaglia, será negociado entre o governo, as centrais sindicais e os representantes de aposentados.
Na semana passada, o deputado apresentou um relatório preliminar sem aumento maior.
Ele disse que o relatório previa essa possibilidade, reforçada depois de um acordo feito entre os líderes da comissão ontem.
O acerto foi feito depois que o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da comissão, apresentou aos líderes a reivindicação das centrais sindicais e dos representantes de aposentados.


Senado derruba prazo para pedir revisões do INSS

Tatiana Cavalcanti e Luciana Lazarini
do Agora

A CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado aprovou ontem um projeto que derruba o prazo de dez anos, após a concessão do benefício, para pedir uma revisão do INSS no posto ou na Justiça.
Como foi aprovada de forma terminativa, a proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.
Segundo o senador Paulo Paim (PT-RS), que apresentou o projeto há oito anos, o projeto pretende assegurar que o aposentado ou pensionista tenha o direito de solicitar o recálculo de seu benefício a qualquer momento, sem a restrição de prazo para o pedido, como acontece atualmente.
"Se aprovado na Câmara dos Deputados, valerá para todos logo após a sanção da presidente", afirma o senador.
Poderão ser beneficiados, por exemplo, os segurados que receberam auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou pensão entre 1999 e 2001, que têm direito a uma revisão, mas perderam o prazo para fazer o pedido

Nenhum comentário: