Reunião com gestores (Foto:Kalberto Rodrigues)
O Governo do Estado lançará na primeira quinzena de dezembro o Mais Viver, programa de combate à pobreza no Piauí. Alinhado ao Brasil sem Miséria, do Governo Federal, o Mais Viver reúne ações inovadoras e outras já em andamento nas áreas de desenvolvimento rural, educação, habitação, saúde, irrigação, assistência social, apoio a Arranjos Produtivos Locais. Na manhã desta quarta-feira (16), o governador reuniu-se com os gestores de órgãos que fazem parte do programa. O Mais Viver será lançado na primeira quinzena de dezembro.
“Nossa ideia é bancar projetos-pilotos nesse primeiro momento e buscar parcerias com o Governo Federal. Muitas das ações do Mais Viver estão em andamento e vão ganhar mais atenção; outras, são inovadoras, como algo próximo do Programa Minha Primeira Casa, do Governo Federal, que dá acesso a terras aos jovens”, exemplificou o governador Wilson Martins.
Dentre as ações já em execução, estão o Combate à Pobreza Rural, a Consolidação da Agricultura Familiar, Arranjos Produtivos Locais como o de galinha caipira, projetos de irrigação. Já entre as novas ações estão o projeto de Educação com Mediação Tecnológica, ações voltadas para as comunidades rurais quilombolas, programa de Inserção Produtiva no Vale do Rio Guaribas.
“Nosso foco é o combate à extrema pobreza, como o Brasil sem Miséria. Ou seja, são ações mais voltadas para as famílias com renda mensal abaixo de 70 reais, conforme estabelece o IBGE. Um dado a que chegamos é que quanto mais rural uma região, mais pobre ela é”, comenda César Fortes, coordenador do Mais Viver.
O programa será lançado na primeira quinzena de dezembro, em solenidade no Palácio de Karnak. No dia 26 de dezembro, acontecerá o lançamento do Mais Viver no interior do estado, em Picos.
Vanessa Mendonça - CCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário