I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente está sendo realizada na FIEPI
Iniciou na manhã desta sexta-feira (21) a I Conferencia Estadual de Emprego e Trabalho Decente no Piauí. A iniciativa se constitui num amplo processo de dialogo social em todo o território nacional em torno das políticas publicas de trabalho, emprego e proteção social. O evento está sendo realizado no auditório senador Fernando Bezerra, no prédio da FIEPI, em Teresina e prossegue durante todo o dia, se estendendo até sábado (22). A secretária do Trabalho em emprego, Larissa Maia, representando o governo do Estado, procedeu à abertura da solenidade, que iniciou com a leitura e aprovação do regimento. Compuseram a mesa de honra, entre outras autoridades, o vice-presidente da FIEPI, Félix Fernandes Raposo; Laís Abramo, diretora do escritório da OIT no Brasil, o vice-presidente da Faepi, Sérgio Bortolozzo; Paula Mazulo, do Ministério do Trabalho; Raimundo José Fontenelle, do SENAI e presidente da Comissão Estadual de Emprego, além de representantes de entidades de classe e dos trabalhadores.
A programação para o primeiro dia do evento consta de uma conferência magna com o tema “A Trajetória do Trabalho Decente no Brasil”, a cargo da diretora do escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, apresentações de painéis e debates. O objetivo geral desse esforço coletivo de reflexão e revisar o Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente, lançado pelo Governo Federal em maio de 2010 e cujas prioridades e resultados foram consensuados em um importante processo de dialogo social tripartite, e contribuir para a construção e a promoção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente a partir das prioridades estabelecidas no referido Plano.
Para o vice-presidente da FIEPI, Félix Fernandes Raposo a Conferência é um marco importante na discussão de medidas mais efetivas que permitam a erradicação do trabalho escravo, infantil e em condições degradantes no país. Segundo ele, a indústria local apóia todas as iniciativas que venham a gerar trabalho decente e de combate as desigualdades sociais.
JÂNIO HOLANDA – ASCOM/FIEPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário