10/08/2011

INFORME


Penitenciária Feminina recebe cursos promovidos pelo  SENAI-PI

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí – SENAI-PI entregou, na manhã de segunda-feira (8), certificados de conclusão do curso “Pedreiro de revestimento e acabamento de obras” para 15 detentas da Penitenciária Feminina de Teresina.
 O curso foi realizado por meio de parceria entre a Secretaria Estadual de Justiça, o Tribunal de Justiça do Piauí, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Piauí e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Piauí (Sinduscon), através do programa “Começar de Novo” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que atua na reinserção de presos, com objetivo da inserção no mercado de trabalho, junto à construção civil.
O curso ministrado pelo SENAI-PI aconteceu na própria unidade prisional, durante o período de 20 de junho a 29 de julho, incluindo as aulas práticas que permitiram realizarem o revestimento em cerâmica nas paredes do refeitório da penitenciária feminina, e em outros dois espaços do local. “Com este trabalho, além da oportunidade de formação profissional, as detentas também finalizaram uma obra que contribuirá para a melhoria das instalações locais, pois, o revestimento das paredes, torna melhor e mais prática a limpeza e a manutenção da penitenciária”, disse o secretário de Justiça Henrique Rebelo.
 “Sem o empenho de vocês nada disso seria possível. Estamos dispostos a transformar a estadia de vocês no Sistema Penitenciário a mais produtiva possível. Os certificados expedidos aqui pelo SENAI-PI têm a mesma validade dos que são distribuídos em qualquer parte do Brasil”, ressaltou o diretor regional do SENAI-PI, Ewerton Pinheiro.
Emocionada, com lágrimas nos olhos, a detenta Rosa Lima, de 46 anos, não escondia o contentamento em ter adquirido a nova profissão. “Para mim, esse momento representa uma fase de mudança na minha vida. Olha, eu estou perto de sair daqui e não quero nunca mais voltar. Por isso esse curso de SENAI chegou na hora certa porque sei que lá fora fazer um curso pelo SENAI é bem mais difícil. Esse caiu do céu.”, afirmou Rosa Lima.  
Estiveram presentes no encerramento do curso, além do secretario de Justiça, Henrique Rebelo, os diretores do SENA-PI, Ewerton Negri Pinheiro (diretor regional), Mardônio Neiva (operações), o coordenador do Grupo de Monitoramento Carcerário, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, a juíza substituta da Vara das Execuções Penais, Lisabete Marchetti e o juiz auxiliar da presidência do TJ, José Vidal de Freitas Filho.
Ascom Fiepi

Nenhum comentário: