30/08/2011

HOMENAGEM

Vaqueiros recebem comenda do Mérito Renascença em União

                                       Imagem reprodução web
A famosa frase de Euclides da Cunha "O sertanejo é, antes de tudo, um forte", se encaixa muito bem na descrição do vaqueiro piauiense. Este trabalhador que levanta cedo para lidar com o gado e para a labuta rural é personagem de diversas passagens da história do Piauí, desde a expansão do Estado, passando pelo desenvolvimento econômico, até a luta na Batalha do Jenipapo. E é por saber disso que o Governo do Estado, anualmente, no Dia Nacional do Vaqueiro, 29 de Agosto, rende uma homenagem a esta classe que é um dos símbolos do Piauí, entregando a representantes que se destacam na profissão a Comenda da Ordem Estadual do Mérito Renascença.
Em 2011, dois vaqueiros foram homenageados: Conrado Pereira Rosa e Raimundo Nonato Fernandes (post mortem). A entrega das comendas foi feita pelo governador Wilson Martins e aconteceu na cidade de União, em plenos festejos de São Raimundo Nonato, co-padroeiro do município e protetor dos vaqueiros, que durante a festa, com direito a procissão, veste-se de gibão e chapéu de couro.
Natural da cidade de Miguel Alves, Conrado trabalha com o gado desde os 8 anos de idade e mostrou-se orgulhoso com a homenagem. "Estou com uma satisfação muito grande. Quero agradecer a Deus e às autoridades pelo reconhecimento. O trabalho do vaqueiro é pesado, é arriscado, mas muita coisa melhorou nos últimos anos", declarou. A comenda do senhor Raimundo Nonato Fernandes foi entregue à sua filha, Maria Fernanda Coutinho.
Em seu discurso, o governador Wilson Martins falou da importância de se elevar o vaqueiro do Piauí. "Esta homenagem é para todos os vaqueiros do Piauí que são sinônimos de firmeza, fortaleza e determinação. Meu avô foi vaqueiro, meu pai, agricultor e vaqueiro. Eu sei da luta pesada que é montar a cavalo, correr atrás do boi, derrubá-lo, colocar o cambão, a careta, cuidar para não machucar. Por isso, em nome do Piauí, dou meus parabéns à toda vaqueirama!", declarou.
por Carlos Lustosa

Nenhum comentário: