24/07/2011

Ismar Marques é derrotado em Luzilândia

Alberto Carvalho eleito; Janaína diz que é resposta ao governo

LUZILÂNDIA: Vencedor obteve 58% do total de votos. A abstenção foi de 23%. Janaína Marques critica "perseguição"

O juiz João Batista Rios afirmou que até o momento não houve nenhum recurso que impedisse o resultado da eleição. Até a próxima terça (26) é o prazo para o candidato eleito prestar contas da campanha. Se a prestação for aprovada, a diplomação de Alberto Carvalho (PTB) ocorrerá na quarta, às 09h.
A oposição tem 10 dias após a diplomação para entrar com pedido de impugnação. Em não havendo  nenhum recurso, a posse deverá ser dada na quinta (28).

Jordana Cury/Cidadeverde.com
O juiz considerou o índice de abstenção muito alto. "O eleitor não tinha certeza de que era obrigado a votar porque era uma eleição suplementar. Encontrei várias pessoas que achavam que nessa eleição o voto era optativo. Acredito que esse tenha sido o principal motivo do índice alto de abstenção", disse o juiz.




Atualizada às 18h40
A apuração dos votos em Luzilândia terminou às 18h30, com a confirmação da vitória do candidato Alberto Carvalho (PTB). Ele obteve 7.821 votos, o que corresponde a 58,71% do total. Ismar Filho (PSB) obteve 5.501,  ou seja 41,29% do todo. A abstenção ficou em 23,41%, ou 4.339 votos.

Votos em branco somaram 172, ou 1,2% do total, e os nulos foram 700, ou seja 4,93%.



Alberto Carvalho (PTB) e a vice Nazinha tiveram o apoio da ex-prefeita Janaína Marques (PTB). Antes de encerrar a apuração, Janaína fez duras críticas ao governador Wilson Martins (PSB) e, ao deputado Ismar Marques (PSB), pai do candidato adversário, e tio de Janaína.


Atualizada às 18h14
Os fiscais dos partidos acompanham a apuração e já consideram o candidato Alberto Jorge Garcia de  Carvalho (PTB) o novo prefeito eleito de Luzilândia. Até o momento foram apurados 11.252 votos, sendo que Alberto tem 6.162, ou 58,11% do total, e Ismar tem 4.442, 41,89% do total. A abstenção é de 22%.




Alberto Carvalho é apoiado pela ex-prefeita, cassada pelo TRE, Janaína Marques. Na frente da casa de Janaína há muita gente esperando a confirmação. A rua foi fechada e um trio elétrico anima a população.


Já falando em vitória, Janaína criticou o adversário Ismar Marques Filho (PSB), seu primo, e o tio, o deputado Ismar Marques (PSB).


"Essa é a vitória contra os perseguidores, contra o deputado Ismar Marques, contra o governo do Estado e contra as forças policiais, que estavam causando terrorismo na cidade durante a campanha", disse Janaína.

A ex-prefeita, Alberto Carvalho e a vice, Nazinha, foram erguidos por partidários.

Janaína Marques foi afastada do cargo pela Justiça Eleioral por conta de sua condição de “prefeita itinerante”. Ela havia exercido dois mandatos em Joca Marques, cidade circunvizinha à Luzilândia, onde havia sido reeleita em 2008.

A votação foi encerrada às 17h. Os funcionários da Justiça Eleitoral já fazem a computação dos resultados e o transporte dos números das 81 urnas. Ao todo são 65 sessões e 18.517 eleitores estiveram aptos a votarem.

A população já sai às ruas e muitos partidários se dirigem para as casas dos candidatos Ismar Marques Filho (PSB) e Alberto Carvalho (PTB) para acompanhar a apuração, na expectativa da comemoração.



O juiz João Batista Rios, titular da comarca de Luzilândia, intensificou as visitas às sessões eleitorais no final da votação deste domingo (24). A votação encerra às 17h.
Jordana Cury/CidadeVerde.com

Segundo ele, há muitas "picuínhas" entre os advogados dos candidatos Ismar Marques Filho (PSB) e Alberto Carvalho (PTB).

Duas equipes da Polícia Federal estão atuando na cidade, fazendo rondas constantes.

Veja cobertura da eleição
Redação de Leilane Nunes
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário: