05/06/2011

PREVIDÊNCIA

INSS prevê ter de pagar troca benefício

Ana Magalhães e Carolina Rangel
do Agora


A troca de aposentadoria, ação judicial que permite que o aposentado que trabalha aumente o valor do seu benefício, vem preocupando não apenas o INSS, mas a equipe econômica do governo. Pela primeira vez, a troca de benefícios (também conhecida como desaposentação), aparece na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2012 como um "risco fiscal", ou seja, como uma questão que pode vir a ser aceita pelo Judiciário e aumentar os gastos do governo.
A troca de aposentadoria não é aceita no posto do INSS, mas, na Justiça, há decisões favoráveis ao aposentado. A discussão já chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal) e poderá ser julgada neste ano.
Caso a troca de benefícios seja aceita pelo Supremo, o INSS teria um gasto extra de R$ 2,7 bilhões ao ano, segundo o Ministério da Previdência. Entretanto, especialistas dizem acreditar que o Supremo possa ceder a pressões do governo e terminar concedendo a troca, mas desde que o aposentado devolva o que já recebeu do INSS.

2 comentários:

Anônimo disse...

O INSS devia era reaver certas aposentadorias aqui em Parnaiba.Pessoas que deram o duro mesmo que hoje necessitam de se aposentar,porque sao invalidos de verdade lhe sao negado,enquanto certos neguinhos que tem apadrinhado dentro daquela instituiçao sao aposentados sem que tenham nenhuma invalidez.Isso é Brasi!Que vergonha!!!!

Anônimo disse...

É verdade mesmo,conheço um que se aposentou e de invalidez não tem nada!Goza de perfeita saúde,e olhe que à aposentadoria dele é bem gordinha!Concordo com vc,o INSS precisa reaver essas aposentadorias de até 5 ou 6 anos atras.
E conceda a quem realmente tem direito.