02/06/2011

FAP terá número de vagas reduzida no curso de Direito

MEC reduz vagas do curso de Direito em faculdade do Piauí
VEJA QUAL A FACULDADE ENVOLVIDA: Curso terá agora oferta de 56 vagas. Número era de 80
                            Imagem reprodução web
Campus da Fap na BR 343 em Parnaíba

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu cerca de 11 mil vagas de 136 cursos de direito que tiveram resultados insatisfatórios em avaliações da pasta. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2) e atinge graduações que obtiveram Conceito Preliminar de Curso (CPC) 1 ou 2 em 2009. O indicador avalia a qualidade do ensino oferecido a partir da nota obtida pelos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a titulação e o regime de trabalho do corpo docente e a infraestrutura. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 razoável e o 4 e o 5 bons.

O curso de direito da Faculdade Piauiense (FAP) do campus de Parnaíba está na lista divulgada pelo MEC. O curso teve índice de CPC (Conceito Preliminar de Curso) igual a 1,57.Até então a faculdade oferecia 80 vagas para o curso e agora esse número será apenas de 56, uma redução de 24 vagas.
Os cursos que sofreram a medida cautelar de suspensão de vagas são todos de instituições privadas. Os cortes variaram entre 15% e 65% do total de vagas ofertadas pela faculdade a partir do resultado do CPC – quanto pior a nota, maior a redução. Também está publicada hoje a autorização para o funcionamento de 33 novos cursos de direito, totalizando 4,2 mil vagas. Há cerca de um ano o MEC não autorizava a abertura de nenhum curso na área.
Além do direito, a pedagogia e a medicina também já foram alvo dos chamados processos de supervisões especiais do ministério. Segundo Massonetto, não há previsão de um novo trabalho específico em alguma área. As medidas para controle de qualidade seguirão os trâmites regulares que preveem, por exemplo, que os cursos sofram redução de vagas após dois resultados insatisfatórios consecutivos nos ciclos de avaliação. A lista dos cursos e instituições afetados pelas medidas pode ser cosultada no Diário Oficial.
VEJA A LISTA DE FACULDADES NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO



180 graus

Nenhum comentário: