31/05/2011

USINA DELTA NAS TREVAS

Eletrobrás corta fornecimento de energia da Cooperativa Delta em Parnaíba
Área administrativa da Cooperativa Delta

Há pelo menos dois dias, a Cooperativa Agropecuária do Baixo Parnaíba LTDA, fabricante dos produtos delta, como leite - manteiga e iogurte, está com sua energia elétrica cortada por falta de pagamento. A Eletrobrás-PI, efetuou o corte em virtude de um débito de 470 mil reais. Com a falta da energia, a direção da cooperativa Delta teve que se desfazer do estoque de leite in natura que corria o risco de estragar vendendo o produto para a concorrente.

A Delta que no passado chegava a receber dos produtores de 30 a 40 mil litros de leite por dia, atualmente só recebe 5.500 litros para abastecer Parnaíba, Luis Correia, Piracuruca, Piripiri, Capitão de Campos, Campo Maior e Teresina. Com o corte no fornecimento de energia, a Delta está com suas atividades paralisadas e com seus 38 funcionários de braços cruzados. 

Os produtores estão desde fevereiro sem receber nenhum centavo da Delta, os funcionários desde fevereiro estão com seus salários atrasados e as dívidas estão se acumulando cada vez mais. A bola de neve desta dívida está em torno de mais de 10 milhões de reais, segundo se comenta. 
Produtor Antonio dos Santos Silva - presidente da Cooperativa com um grande abacaxi nas mãos

O atual da presidente da cooperativa agropecuária do Baixo Parnaíba, Antonio dos Santos Silva, ingressou na justiça com pedido de liminar para que a Eletrobrás-PI religue a energia da Usina Delta, a liminar favorável foi concedida hoje pelo juiz da vara dos feitos da fazenda pública, Dr. Carlos Eugênio de Macedo Santiago. A Eletrobrás de Parnaíba não atendeu a determinação do juiz alegando que a comunicação neste sentido deveria ser feita para direção da Eletrobrás-Pi com sede em Teresina. 

Placa de inauguração da fábrica de laticínios Delta inaugurada nos anos 70 no 1º governo de Alberto Silva

Reportagem e imagens de Yuri Gomes para o PC

Nenhum comentário: