Reinaldo Ferreira resiste e "não entrega a cadeira" da FFP
A resolução da CBF não foi cumprida e a disputa continua, mas sem futebol
Assessores do Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, cometeram erros na elaboração da Resolução 05/2011, naturalmente aceitando informações igualmente erradas de dirigentes do futebol local e um dos grupos que travam a "guerra" pela presidência da Federação de Futebol do Piauí aproveitou para continuar a resistência, segurando Reinaldo Ferreira na "cadeira".
Na política partidária falam muíto em "sentar na cadeira". Agora a expressão está em destaque no futebol, especialmente depois de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa para tratar de uma eleição em entidade de futebol.
Em síntese, a Resolução da CBF fez as seguintes considerações:
- CONSIDERANDO a situação de anormalidade que vem marcando o quadro institucional da Federação de Futebol do Piauí;
- CONSIDERANDO considerando o relatório formulado pela Comissão Especial designada pela Assembleia desta Confederação;
- CONSIDERANDO que os quadros da mesma Federação resolveram criar uma Junta Governativa para conduzir as eleições;
- CONSIDERANDO que ao escolher-se o Presidente da Junta Governativa ocorreu desobediência à norma do art.37 do Estatuto da Federação;
- CONSIDERANDO que o observador desta Confederação relatou a ocorrência de irregularidades na formação do colégio eleitoral;
- CONSIDERANDO que inúmeras outras infrações a normas estatutárias e legais foram praticadas pelo Presidente da Junta, Sr. Reinaldo Ferreira, dando causa ao surgimento de um quadro caótico no funcionamento daquela Federação.
Feitas as considerações, a CBF resolveu:
- A CBF tem como nulos e de nenhum efeito todos e quaisquer atos praticados pela Junta Governativa, sob a presidência do Sr. Reinaldo Ferreira, declarando a vacância dos cargos dos poderes daquela Federação;
- A CBF não reconhecerá qualquer efeito a todos e quaisquer atos oriundos dessa Junta Governativa da Federação de Futebol do Piauí, abrangendo as eleições marcadas para o próximo dia 4, que notoriamente padecem de vício na composição do colégio eleitoral, o que as invalida por completo;
- Nomear o Sr.José Lima e Silva, Presidente do Parnahyba Sporte Clube, agremiação como maior tempo de filiação à Federação de Futebol do Piauí, para, na qualidade de Delegado, assumir a administração da FFP pelo prazo de 60 dias.
INCUMBÊNCIA DADA A JOSÉ LIMA :
a ) Assegurar o término normal do Campeonato Estadual de Futebol, até a proclamação do vencedor;
b ) Convocar eleições na Federação para logo após o Campeonato, no prazo de 60 dias.
A Resolução, assinada pelo próprio Presidente da CBF, Ricardo Teixeira, termina com a determinação de que "os órgãos internos da CBF darão integral cumprimento ao que aqui se declara".
Na resolução da CBF há um equívoco: O Parnahyba é o clube mais antigo do Piauí, mas não é o mais antigo filiado à FFP. O clube com maior tempo de filiação é o Flamengo, que não tem diretoria. Está sob intervenção e não parece normal que um interventor em clube assuma o comando do futebol piauiense neste momento.
No final dessa tarde de segunda-feira(30) policiais militares e seguranças particulares estavam devidamente posicionados nas entradas da FFP.
Vamos esperar o próximo espetáculo. O circo está montado na Av. José dos Santos e Silva. Reinaldo Ferreira continuará resistindo ? José Lima assumirá ? A CBF fará as correções na Resolução ? E quando o torcedor terá futebol ? Respostas no capítulo seguinte e inédito.
Dídimo de Castro
didimodecastro@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário