01/04/2011

AFEGANISTÃO

 Após ataque no Afeganistão, ONU faz reunião de emergência
Osama Bin Laden - pode estar envolvido

O Conselho de Segurança da ONU decidiu realizar uma reunião de emergência nesta sexta-feira, após o ataque contra um escritório da organização na cidade afegã de Mazar-i-Sharif, que matou ao menos sete funcionários. Na ação, manifestantes revoltados com a queima do Corão pelo pastor protestante de uma igreja da Flórida (EUA) invadiram o local.

Segundo o vice-porta-voz da ONU Farhan Haq, a reunião do conselho de 15 países --que ocorre a portas fechadas-- teria início às 17h (18h de Brasília). De acordo com diplomatas, é esperado que membros do conselho divulguem um comunicado conjunto condenando a ação.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse a jornalistas em Nairóbi (Quênia) que o ataque foi "ultrajante e covarde". A embaixadora americana na ONU, Susan Rice, afirmou em um comunicado que a ação foi "horrenda e sem sentido".

Mais cedo, a ONU confirmou as mortes de sete funcionários estrangeiros-- entre membros e agentes da segurança-- após o ataque. "Três membros da Missão de Assistência da ONU no Afeganistão [Unama, na sigla em inglês] e quatro seguranças morreram", disse Dan McNorton, porta-voz da ONU no Afeganistão

Nenhum comentário: