02/12 - 14h 06
Rússia vai sediar a Copa de 2018, e Catar será sede em 2022
Escolha das duas sedes aconteceu nesta quinta-feira, em evento da Fifa realizado em Zurique, na Suíça
iG São Paulo
A Copa do Mundo de 2018 será realizada na Rússia, e o Catar será a sede do Mundial de 2022. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, em evento realizado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) na cidade de Zurique, na Suíça. Os dois países nunca organizaram essa competição e sequer participaram da sua última edição, na África do Sul, em 2010. Fato que foi comemorado pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter: "Eu tenho que agradecer ao Comitê Executivo da Fifa, porque em 2018 e 2022 nós vamos para novas terras, já que a Copa do Mundo nunca aconteceu no leste europeu ou no Oriente Médio. Então eu sou um presidente feliz por causa do desenvolvimento do futebol", declarou.
AP |
Joseph Blatter, presidente da Fifa, foi quem anunciou as sedes das próximas Copas |
A Rússia teve que superar três candidaturas para conseguir o direito de sediar a Copa. Espanha e Portugal, por exemplo, fizeram uma parceria ibérica para rivalizar. Bélgica e Holanda também se uniram na disputa. A Inglaterra era o outro país europeu que poderia ser escolhido.
Dois atletas russos estiveram presentes no evento para representar o país: Andrey Arshavin, do Arsenal, e a saltadora Yelena Isinbayeva participaram da comemoração após o anúncio oficial. "Vocês confiaram em nossa candidatura e eu posso prometer que faremos historia juntos", comemorou o vice-primeiro ministro da Rússia, Igor Shuvalov.
Apesar de não ter ido para Zurique, o primeiro ministro russo Vladimir Putin pode ter sido decisivo. Ele prometeu investir um alto orçamento para a Copa e também disse que dez novos estádios serão construídos no país. O principal ponto fraco russo, as longas distâncias entre as 13 cidades-sedes, foi combatido com promessas de melhorias em hotéis e infraestrutura de transportes.
Já o Catar teve que superar outras quatro candidaturas. Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul queriam repetir o que já fizeram no passado e mais uma vez organizar o Mundial. A Austrália também estava na briga. "Não vamos decepcionar o mundo. Obrigado por nos dar essa chance e por acreditarem nessa mudança", afirmou o chefe da delegação vencedora.
O Catar teve suas estruturas hoteleiras e de transportes elogiadas pela Fifa, mas a alta temperatura do país sempre foi apontada como uma grande dificuldade. A proposta do governo local é climatizar os estádios para resolver esse problema.
Pela primeira vez, duas sedes foram escolhidas ao mesmo tempo. A decisão foi tomada pelos 22 membros do Comitê Executivo da Fifa, que na verdade seriam 24 se dois deles não tivessem sido suspensos por corrupção.
IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário