Cassação de prefeitos forçará eleição indireta em 35 cidades do Piauí
Segundo a lei eleitoral, se a cassação do prefeito acontecer no segundo biênio do mandato, a eleição será indireta.
GP1
Marco aurélio Adão explica que para a eleição ser direta, a cassação deve ocorrer até o final do ano
Segundo a lei eleitoral, se a cassação do prefeito acontecer no segundo biênio do mandato, a eleição será indireta. Os membros da Corte Eleitoral estavam discutindo e buscando agilizar os julgamentos dos prefeitos denunciados pelos adversários ou pelo Ministério Público Eleitoral.
A sugestão é que seja um esforço concentrado no final do ano para apreciar os 35 prefeitos que ainda têm processos a serem julgados no Tribunal Regional Eleitoral. Existem algumas situações singulares como o prefeito de Miguel Alves, Oliveira Júnior (PTB), foi cassado a segunda colocada Salete Pereira assumiu o mandato, e depois, em outro julgamento, o Tribunal Eleitoral decidiu por seu retorno ao cargo.
O prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), também teve o mandato cassado e está no cargo por força de decisão liminar. O processo ainda vai ser apreciado. Se a cassação for confirmada terá uma nova eleição. Se o julgamento ficar para 2011, e mantiver a cassação do mandato do prefeito, apenas os vereadores da capital participarão do novo pleito.
Fonte: Diário do Povo e GP1
Nenhum comentário:
Postar um comentário