12/08/2010

DESCOBERTA

 Empresas encontram gás natural na Bacia do Parnaíba, no Maranhão

Poço fica no Estado do Maranhão. Pesquisas semelhantes estão sendo feitas no Piauí.

As empresas OGX e MPX, controladas pelo empresário Eike Batista, anunciaram nesta quinta-feira (12) a descoberta de gás natural na Bacia do Parnaíba. Este é um feito que abre uma nova fronteira em bacia terrestre, coisa que não acontecia no Brasil há 20 anos.



O poço está no território do Maranhão. O anúncio da descoberta foi feito pelo próprio Eike Batista, através de seu twitter. Numa primeira postagem no microblog, ele anunciou: “OGX e MPX encontram gás na bacia do Parnaíba. Viva o Brasil, viva a inteligência brasileira!!!”. Em outra postagem, acrescentou: “A descoberta da OGX e da MPX abre uma nova fronteira em bacia terrestre, coisa que não acontecia há 20 anos no Brasil!!!”

empresário Eike Batista
A descoberta aconteceu no bloco PN-T-68, um dos sete que a empresa está autorizada a explorar no lado maranhense. A notícia reforça a suspeita de que pode haver petróleo na Bacia do Parnaíba, especialmente na área do Piauí, onde a Petrobrás realiza estudos semelhantes.

As primeiras avaliações da Petrobrás apontam para a perspectiva de gás e petróleo no lado piauiense da Bacia do Parnaíba, onde já foram realizados estudos sísmicos. Por esse tipo de teste, são feitos impactos no solo; a resposta sonora (como um grande ultra-som) indica a probabilidade de existir esses recursos naturais.

Os estudos em território piauiense estão acontecendo especialmente no entorno de Floriano e no Médio Parnaíba. Como a formação da bacia é semelhante nos lados leste e oeste do rio, a descoberta da OGX aumenta as esperanças de gás natural e petróleo no subsolo do Piauí.


Da Redaçãoredacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário: