12/08/2010

CINEMA & ARTE

Stallone paga para ter estátua em Mangaratiba

Prefeitura de paraíso de turistas cogita erguer estátua de bronze do ator que debochou do País

12 de agosto de 2010 | 15h 19
Roberta Pennafort, com Reuters - O Estado de S. Paulo Paraíso de turistas, Mangaratiba, distante cem quilômetros do Rio, foi "explodida" pela equipe de Stallone em sua estadia, entre março e abril. As filmagens movimentaram a cidade: moradores fizeram figuração, donos de restaurantes lucraram. Tudo muito bem, até Stallone dar declarações desagradáveis, como "Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles diziam ‘Obrigado, e tome um macaco pra levar para casa!’" Em Mangaratiba, como no Rio, pegou mal.
Stallone, em cena de 'Os Mercenários'
Stallone, em cena de 'Os Mercenários'
Divulgação
Ainda assim, a prefeitura cogita erguer uma estátua de bronze com as formas do ator/diretor. A ideia foi do próprio. Seria algo como a imagem de Brigitte Bardot em Búzios - uma homenagem por ela ter frequentado a então vila de pescadores nos anos 60. Acusado de dar calote até na produtora 02, de Fernando Meirelles, que participou da produção, Stallone não hesitou em abrir a carteira em Mangaratiba. Depositou R$ 65 mil na conta da prefeitura, que agora vai consultar a população: urnas serão espalhadas pela cidade, em data ainda não definida (responsável pela produção de Os Mercenários, a Nu Image/Millennium Films nega o calote, a propósito).
Os mangaratibanos estão divididos. Muitos se ofenderam com as palavras de Stallone. Se for aprovada, a estátua, possivelmente em tamanho natural, deverá ficar próxima da área do cais, que aparece no filme.

Os Mercenários - Filme estreia nos cinemas brasileiros nesta sexta, 13, Stallone e um grupo de outros homens rudes - entre eles Jet Li e Jason Statham - ganham a vida matando pessoas, derrubando governos ditatoriais ou executando missões pelas quais recebem pagamento. A atual missão é livrar um país fictício da América Latina de um ditador. Para tanto, alguns membros do grupo se deslocam até o local e entram em conflito com o governo do general Garza (David Zayas), bancado por um traficante norte-americano (Eric Roberts).
Essa é a desculpa para pirotecnias e pancadarias e, para os nostálgicos, uma visita aos filmes da década de 1980 protagonizados por Stallone, Dolph Lundgren, Jean-Claude van Damme e Steven Seagal, sempre recheados com muita adrenalina. Embora Lundgren esteja em "Os Mercenários", van Damme e Seagal, estranhamente, não aparecem em nenhuma cena. Em uma entrevista, o diretor disse que convidou a dupla, mas foi esnobado por eles.
Giselle Itié, nascida no México, mas radicada no Brasil, faz a filha de Garza, a única personagem feminina com algum destaque. Ela, no fundo, é o motivo pelo qual o personagem de Stallone, Barney, aceita a missão suicida.

Nenhum comentário: