11/06/2010

Aumenta casos de aids em Teresina; são 3 pessoas infectadas por dia


O dado é do infectologista Carlos Henrique Nery Costa. Para ele houve um relaxamento das informações.
Carlos Henrique Nery Costa, ex-diretor do hospital de doenças tropicais Natan Portela e um dos coordenadores da Caminhada da Fraternidade, disse que são registrados todos os dias naquele hospital de dois a três casos novos de contaminação pelo vírus HIV.


“É uma situação dolorosa. São pessoas do Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. São pessoas muito pobres e desamparadas, que não têm a menor ideia do que aconteceu com elas”, observou o médico.

Ele acrescentou que as mulheres atualmente são as mais vulneráveis, que acabam contraindo o vírus, via de regra, numa união estável. “O cônjuge tinha a infecção de relações anteriores ou adquiridas de uma parceira concorrente. Também há muitos homens casados bissexuais”, revelou.

O recurso arrecadado pela Caminhada da Fraternidade, que ocorre anualmente, mantém o Lar da Fraternidade, que é mantido pela Igreja e acolhe pessoas portadores de HIV/AIDS.

O médico comentou que o objetivo da caminhada é unir todos em corrente de solidariedades “A caminhada está além das religiões. Dar as mãos dá certo, a solidariedade é um bom negocio. Se você faz hoje todos farão por você no futur. Então seja solidário”, disse Carlos Henrique Nery Costa.

Para o médico, a situação atual do Piauí em relação ao HIV se deu pelo relaxamento das informações para a proteção. “Além disso, as pessoas pararam de se proteger. Hoje a AIDS é uma doença de pobre”disse.

Dados – DE 1986 a 2009 foram registrados 2.534 casos de AIDS entre a população piauiense e 958 não residentes. O maior registro é no sexo masculino (1.811), seguido pelo sexo feminino, com 723 casos. O maior índice é na idade entre 20 e 34 anos. No Piauí, para cada três homens infectados há uma mulher infectada. Os dados são do Sistema de Notificação de Agravo da Secretaria de Saúde do Estado.

FONTE: CIDADEVERDEAdriana Cláutenes Lemos

Nenhum comentário: