18/04/2010

Praia de Cumbuco reduz violência

Para baixar os índices de assaltos e de tráfico de drogas, a Polícia agiu em parceria com a comunidade local

O envolvimento da comunidade, numa parceria com as autoridades da Segurança Pública, aliado a um trabalho de inteligência montado pela Polícia Civil, fez diminuir os índices da violência num dos mais belos e frequentados pontos do Litoral cearense; a Praia do Cumbuco, localizada no Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O trabalho coordenado pelo delegado César Wagner Maia Martins, com o apoio da rede hoteleira ali instalada, dos moradores e dos veranistas donos de casas de praia, impediu que houve uma fuga de visitantes naquele pedaço do Litoral por conta da ação de marginais.

Quadrilhas
Em pouco tempo à frente do 31º DP (Cumbuco), César Wagner e sua equipe de inspetores e escrivães, com o apoio da Polícia Militar, identificaram e prenderam várias quadrilhas que vinham agindo naquela região costeira. Um dos pontos mais visados pelos criminosos eram as dunas do Cumbuco, local propício para passeios de buggy ou em animais, e até mesmo a pé. Foi num desses passeios que um grupo de visitantes locais acabou sendo atacado por assaltantes armados, culminando em tiros disparados contra um oficial (tenente-coronel) do Corpo de Bombeiros Militar.

Entre os bandidos presos durante as operações, estão os assaltantes Jonathan Coelho Nery, 19; e Francisco Márcio de Lima Rodrigues, 19. Ambos já possuíam uma extensa ficha de crimes, entre eles, tentativa de homicídio, lesão corporal e porte ilegal de arma. Segundo o delegado, os dois homens foram os responsáveis pelo assalto que resultou em lesões graves contra o oficial dos Bombeiros.

Outros assaltantes presos no trabalho de Inteligência realizado no Cumbuco foram identificados como, Antônio César Nascimento Cavalcante, 44; e Francisco Evanildo Mota, 43. Os dois foram apontados como responsáveis por ataques a várias casas de veraneio da área. Em poder deles a Polícia encontrou as armas de fogo que eram usadas para render as vítimas dos assaltos, entre elas, turistas e esportistas estrangeiros e de outros Estados brasileiros.

A Praia do Cumbuco é um dos pontos do Litoral cearense preferidos pelos praticantes de kitesurf. Ali já foram realizados vários torneios nacionais e internacionais desta modalidade de esporte náutico.

Depois de passar pelo comando da Delegacia de Narcóticos (Denarc), onde chefiou a prisão de mais de 400 traficantes de drogas, o delegado César Wagner foi nomeado pelo superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, para dar um basta na violência que dominava oa Praia do Cumbuco.

"Trabalhamos com o apoio da 2ª Companhia (do 6º BPM), da PMTur e do Ronda do Quarteirão", afirma. Segundo ele, após as prisões de Antônio César e Francisco Evanildo, o trabalho de investigação foi direcionado para outros criminosos. Assim, acabaram também sendo capturados Edson Rodrigues de Souza,28; Rogério da Rocha, 27; e o pernambucano Fernando Guimarães da Penha, que portava uma pistola de calibre Ponto 40 (0.40), de uso exclusivo das forças policiais. Outro detido, com um revólver de calibre 38, foi Glauberto de Souza.

Tráfico

César Wagner explica que, além de reprimir os assaltos a veranistas locais e turistas do Brasil e do exterior, a investigação se voltou também para o combate ao tráfico de drogas naquela região. Pelo menos três acusados de envolvimento com o tráfico acabaram presos em flagrante quando comercializavam drogas, sendo identificados como Romário Felipe de Freitas, José Arleson Vieira e Guilherme Thiago de Paula. "Todos foram flagrados quando vendiam pedras de crack", diz César Wagner.

Nenhum comentário: