16/03/2024

SEBRAE: Transforme sua Ideia em Negócio é tema de capacitação para pré-egressos do sistema prisional

 Ação acontece como parte das ações de Programa do TJ em parceria com a Sejus, que conta com o apoio do Sebrae no Piauí

Transformar uma ideia em um negócio de sucesso não é uma tarefa fácil, mas pode ser uma grande oportunidade para reinserção no mercado de trabalho, especialmente para pré-egressos do sistema prisional, que após conquistarem a liberdade podem enfrentar dificuldades para obtenção de emprego e renda.

Para contribuir com a ressocialização, o Sebrae no Piauí, em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça do Piauí (Sejus) e o Tribunal de Justiça do Estado, promove uma série de capacitações para esse público.

Esta semana, foi realizado o curso “Transforme sua Ideia em Negócio” para internos da Penitenciária José Ribamar Leite (Casa de Custódia), localizada em Teresina. O objetivo foi capacitá-los para a criação de negócios inovadores, que possam contribuir no processo de reinserção na sociedade após o cumprimento de suas penas.

“Essa parceria vai muito além da realização de capacitações, ela representa uma oportunidade de transformação positiva, tanto para os indivíduos envolvidos quanto para a sociedade como um todo. É um exemplo inspirador de como a união de esforços pode gerar impactos significativos e duradouros”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

De acordo com a gerente de Cursos Profissionalizantes, Trabalho e Renda da Sejus, Joanna Vilanova, a ideia é fortalecer cada vez mais esse trabalho que vem sendo realizado há cinco anos. “Essa parceria é de extrema importância para que os egressos aprendam a trabalhar por conta própria e possam ser protagonistas de suas próprias histórias, já que é grande a dificuldade para conseguir um emprego formal. Vemos uma cooperação mútua entre instituições para promover a inclusão social e econômica desses indivíduos”, destacou.

Somente em 2023, a iniciativa, que abre portas para uma nova perspectiva de vida, beneficiou cinco unidades prisionais, incluindo penitenciárias de Teresina, Picos e Campo Maior.

Fonte: AGÊNCIA SEBRAE/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem