22/08/2020

Piauí é o terceiro estado que realiza mais testes para coronavírus no Brasil

Estado aparece como primeiro lugar em testes no nordeste segundo pesquisa do IBGE

Foto Pedro Falcão

Segundo os resultados da PNAD Covid 19 mensal (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na última quinta-feira (20), o Piauí aparece como o estado do Nordeste que mais realizou testagem para a Covid-19. 10,5% da população piauiense já foi testada. Além disso, a pesquisa apontou ainda que o estado é o 3° do Brasil em número de testes realizados. A pesquisa considerou o período do início da pandemia até o mês de Julho.

Segundo dados oficiais do Boletim epidemiológico divulgado diariamente pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o estado já registrou a realização de 254.366 testes para identificação do Coronavírus. Segundo a pesquisa do IBGE apenas Distrito Federal e Amapá estão a frente do Piauí em número de testes realizados.

O Secretario Florentino Neto destaca que os resultados da pesquisa comprovam o empenho realizado pelo estado do Piauí para localizar a doença e realizar o tratamento de forma precoce, medida essa que possibilitou evitar o agravamento de inúmeros casos e o impacto negativo que eles poderiam ter causado a rede estadual de saúde.

“Nos testamos 10.5% da nossa população, enquanto a média nacional se apresentam em uma porcentagem de 6,3%. Apenas dois estados nos ultrapassaram em número de testagem do Piauí e isso comprova as providência que tomamos para o enfrentamento da COVID-19, nos deixando em uma realidade diferencial de vários outros estados”, disse o Secretário.

Entre as ações do estado que possibilitam esse resultado esta o programa Busca Ativa, que promove uma detecção precoce de casos da Covid-19, levando a testagem para diversas áreas do estado. Com a detecção precoce os casos podem ser acompanhados desde cedo, facilitando a recuperação das pessoas.

“Nosso objetivo e salvar vidas, prestar um serviço de qualidade para a população e ter uma comprovação dessa, de que nós estamos tendo êxito nos nossos objetivos, é um reforço para continuarmos trabalhando com o maior empenho possível na garantia da saúde do nosso povo piauiense”, complementa o gestor.

Ascom/Sesapi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem