06/09/2018

CRP-21ª região integrará ações em alusão ao setembro amarelo


O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro) integra a campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa mundial que tem como principal meta contribuir com a conscientização da população sobre o suicídio e suas formas de prevenção. Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o suicídio é a causa de uma morte a cada 40 segundos no mundo. O Brasil aparece na oitava posição entre os países com maior número de casos, de acordo com ranking divulgado em 2014 pela OMS.
Segundo estimativas da organização, 90% dos suicídios poderiam ter sido evitados. Assim, para auxiliar as pessoas que sofrem com pensamentos do tipo, uma série de medidas podem ser tomadas neste sentido, como tratamentos psicológicos, a difusão de informações sobre sinais de risco do suicídio e o fortalecimento de redes de atendimento. Pensando na importância de difundir as formas de prevenção, o Conselho Regional de Psicologia da 21ª região - Piauí participará de uma série de ações em alusão ao setembro amarelo durante todo o mês, a entidade está atendendo a todas as solicitações oficiais que chegam à Comissão de Tanatologia para a difusão da orientação e do diálogo em diversos órgãos e espaços públicos.
Além disso, a Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia da 21ª região está disponibilizando um material informativo para a população em geral, para profissionais de saúde e educação, que pode ser utilizado para atividades educativas, disponibilizando informações claras sobre a prevenção ao suicídio, destacando que esse processo deve ser uma prática diária, como sintetiza a psicóloga e Instituto de Psicologia da USP, Karina Okajima Fukumitsu.
Em recente artigo no Jornal da USP, Fukumitsu destacou que "prevenção aos suicídios é prática que deve acontecer todos os dias e não somente em um mês, sobretudo por ressaltar a importância de manter a esperança de que é possível acolher o sofrimento humano. É, portanto, prática a ser inserida no dia a dia, ofertando esperança, amor e acompanhamento tête-à-tête na oferta de espaços de hospitalidade que favorecerão novas moradas existenciais".
O trabalho de Karina Okajima Fukumitsu, que concederá palestra em Teresina no próximo dia 23 de novembro, sintetiza perfeitamente o desenvolvimento das ações elencadas pela Comissão de Tanatologia do CRP-21ª região, que apontam para a importância de se trabalhar a prevenção do suicídio todo ano, a cada dia.

Baixe o folder da campanha de Valorização à Vida do CRP – 21ª região: http://docdro.id/AvqZK4G
Leia o artigo completo da psicóloga Karina Okajima Fukumitsu sobre a Prevenção ao Suicídio: https://jornal.usp.br/artigos/a-prevencao-do-suicidio-deve-ser-pratica-diaria/

AI COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem