Em atendimento ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), 60 trabalhadores das empresas Ciplast foram atendidos pelo Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI) com a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). A ação foi realizada recentemente na própria indústria, por meio da Unidade Móvel de Saúde Ocupacional.
De acordo com a gerente da área de saúde do SESI-PI, Teresa Cronemberger, a Unidade conta com dois consultórios, onde os colaboradores são atendidosprimeiramente por uma enfermeira e depois passam por uma avaliação médica para a emissão do Atestado. Segundo ela, o documento define se o funcionário está apto ou inapto para a realização de suas funções dentro da empresa.
“Os exames são periódicos e quando realizados nas unidades móveis dentro da indústria evita o deslocamento dos trabalhadores para locais distantes do ambiente de trabalho beneficiando também a empresa porque não afasta por muito tempo o trabalhador da linha de produção”, afirmou a gerente.
“Promover a saúde, prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho traz resultados positivos para a empresa como: melhoria da saúde do trabalhador, redução do absenteísmo, redução de acidentes de trabalho, redução de doenças ocupacionais, entre outros”, afirma o superintendente do Departamento Regional do SESI do Piauí, Mardônio Neiva.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Zé Filho, “ações como estas visam preservar a saúde e integridade dos trabalhadores, com detecção precoce, monitoramento e controle de possíveis danos à saúde do trabalhador causados pelos riscos existentes no ambiente de trabalho”.
O SESI do Piauí realiza exames, programas de orientação, conscientização e prevenção, que têm como objetivo cuidar da saúde e qualidade de vida do trabalhador da indústria.
ASCOM - FIEPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem