A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) apoia o movimento Novembro Azul. A exemplo do que ocorreu em outubro, quando o Congresso Nacional e vários prédios públicos em todo o País se iluminaram de rosa para chamar a atenção para o combate ao câncer de mama , o Congresso aderiu ao Novembro Azul.
Desta vez, para lembrar a campanha de conscientização contra o câncer de próstata, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o prédio receberá uma iluminação azul , nos dias 04 e 05 de novembro. Além do Congresso, o Cristo Redentor e a Igreja da Penha, no Rio de Janeiro, receberão iluminação em novembro.
No Brasil, o câncer de próstata faz mais vítimas do que o de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) atualmente os números impressionam, em média são 52.680 casos de câncer de mama e 60.180 casos de câncer de próstata.
De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são diagnosticados com a doença já em estágio avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi.
Iracema reforça que investir na prevenção e na detecção precoce é fundamental para reduzir esses números, dando oportunidades concretas para que os homens brasileiros tenham um cotidiano com mais qualidade e saúde. “Agora é a vez dos homens! Este mês é dedicado a prevenção do câncer de próstata. É simples, basta de conscientizar e procurar um urologista. Curta e compartilhe esse movimento”, defendeu.
“Campanhas como o Novembro Azul são essenciais na tarefa de conscientização a população, de modo geral, e os homens acima dos 40 anos, em particular sobre a importância de prevenir e combater o câncer de próstata”, concluiu a parlamentar piauiense.
Com informações Agência Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem